Empresa chinesa lança bateria com capacidade suficiente para aeronaves de passageiros

Imagem: CATL

Nesta quarta-feira, 19 de abril, a empresa chinesa Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL), especializada no desenvolvimento e fabricação de baterias de íons de lítio, informou o lançamento de uma tecnologia de ponta em bateria condensada.

De acordo com a empresa, com uma densidade de energia de até 500 Wh/kg, ela pode atingir alta densidade de energia e alto nível de segurança ao mesmo tempo, de forma criativa, abrindo um novo cenário de eletrificação para aeronaves de passageiros.

A CATL afirma que pode alcançar produção em massa da bateria condensada em um curto período de tempo.

Imagem: CATL

A empresa explica que, para lidar com as mudanças dos materiais de alta densidade de energia resultantes de reações eletroquímicas, sua bateria condensada utiliza eletrólitos de estado condensado biomiméticos altamente condutores para construir uma estrutura de rede auto-adaptativa em nível de mícron, que pode ajustar as forças interativas entre as cadeias, melhorando assim a desempenho condutivo das células e, por sua vez, a eficiência do transporte de íons de lítio enquanto aumenta a estabilidade da microestrutura.

Além disso, a bateria condensada integra uma gama de tecnologias inovadoras, incluindo materiais de cátodo de densidade de energia ultra-alta, materiais de ânodo inovadores, separadores e processos de fabricação, oferecendo excelente desempenho de carga e descarga, bem como bom desempenho de segurança.

A fabricante chinesa afirma que o lançamento desta tecnologia de ponta rompe os limites que há muito restringiam o desenvolvimento do setor de baterias e abre um novo cenário de eletrificação centrado em alto nível de segurança e leveza.

Atualmente, a CATL está cooperando com parceiros no desenvolvimento de aeronaves elétricas de passageiros e praticando padrões e testes de nível de aviação de acordo com os requisitos de qualidade e segurança de nível de aviação. Além disso, também lançará a versão automotiva de baterias condensadas, que deverá ser colocada em produção em massa ainda neste ano.

“À medida que a eletrificação se estende da terra ao céu, as aeronaves se tornarão mais limpas e inteligentes. O lançamento de baterias condensadas dará início a uma era de eletrificação universal do transporte marítimo, terrestre e aéreo, abrirá mais possibilidades de desenvolvimento da indústria e promoverá o alcance das metas globais de neutralidade de carbono em uma data anterior aos prazos”, afirmou a empresa.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias