Empresa saudita encomenda mais de 130 aeronaves da Leonardo na HAI Heli-Expo, além das 120 da Airbus

Leonardo AW139 da THC – Imagem: Divulgação / THC

A fabricante italiana Leonardo e a The Helicopter Company (THC), empresa de propriedade do Fundo de Investimento Público (PIF) do Reino da Arábia Saudita, anunciaram uma encomenda de 20 helicópteros bimotores intermédios AW139 e um contrato plurianual para mais de 130 aeronaves. O anúncio foi feito durante o evento HAI Heli-Expo 2024, em Anaheim, nos Estados Unidos, que começou na terça-feira, 27 de fevereiro, e termina hoje, 29.

Como também mostrado pelo AEROIN, além desse acordo com a Leonardo, a THC assinou outro grande contrato na HAI Heli-Expo, com a Airbus Helicopters, para até 120 aeronaves.

O contrato para 20 AW139 visa principalmente fortalecer a frota de serviços médicos de emergência (EMS) e de busca e salvamento (SAR) no Reino da Arábia Saudita, com entregas previstas para 2025 e 2026.

Por sua vez, o acordo para mais de 130 aeronaves inclui um mix dos modelos AW109, AW169, AW139 e AW189K para diversas aplicações, com um primeiro lote de pedidos previsto para o primeiro semestre deste ano e posições de entrega ao longo de cinco a sete anos.

Quando todos estes AW139 encomendados forem entregues, a THC terá uma frota total de aproximadamente 50 unidades deste modelo, realizando uma série de missões, incluindo EMS, SAR e transporte corporativo no país, tornando-a uma das maiores operadoras de AW139 em todo o mundo.

“Estamos orgulhosos do enorme plano de expansão da frota de helicópteros da THC, alavancando nossa tecnologia”, disse Gian Piero Cutillo, Diretor Geral da Leonardo Helicopters. “Nossas plataformas de última geração apoiarão seu programa de crescimento de capacidade de serviço com missões importantes de salvamento de vidas e transporte para as comunidades que atendem.”

Informações da Leonardo

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias