Dois voos nos EUA quase colidiram após um avião cruzar a pista enquanto outro decolava. O caso ocorreu na quinta-feira, 18 de abril, e envolveu um Boeing 737 da Southwest Airlines e um Embraer E190-E1 da JetBlue Airways no Aeroporto Nacional de Washington, na capital do país.
O avião da JetBlue já havia sido autorizado para entrar na pista 01 e aguardar para decolagem, quando o 737 da Southwest foi liberado para o táxi até a pista 04. A controladora de solo informou ao Southwest: “Taxie via Kilo, Charlie, cruze a pista 4 na Charlie, fique à direita após e chame a torre quando estiver do outro lado”.
O piloto do Boeing recebeu a informação e repetiu confirmando: “Ok, após o American ir para a pista 01, autorizado cruzar a pista 04, e depois ficar à direita“.
Momentos depois, em outra frequência de controle, da torre, o E190 era autorizado a decolar. Percebendo a rota de colisão da aeronave, tanto o controlador de solo quanto o da torre gritaram para que as aeronaves parassem, evitando a possível colisão. Os jatos ficaram em torno de 60 metros de distância um do outro.
Passado o susto, o 737 foi autorizado novamente a cruzar a pista e taxiar até a cabeceira 04 e, sabendo da situação, o piloto da Southwest já pediu o número da Administração Federal de Aviação Civil dos EUA, a FAA, para fazer a ligação explicando a situação, o que é procedimento padrão nestes casos.
O Embraer, por ter uma decolagem abortada, precisou retornar para a pista de táxi e realizar verificações extras de segurança, e no final acabou voltando para o portão de embarque. O voo só partiu na parte da tarde, 6 horas após a programação inicial.
Uma investigação deverá ser aberta sobre o caso. Aparentemente a confusão ocorreu devido ao controle de solo não ter sido claro sobre a necessidade de autorização antes do cruzamento de pista, ao mesmo tempo em que o piloto da Southwest informou estar autorizado a cruzar e o controlador não ter percebido este erro.
Por via de regra, em aeroportos, quando vai ocorrer o cruzamento de pista em uso, é necessário que os pilotos troquem da frequência de solo para a torre, cruzem somente após autorizados pela torre, e depois voltem a comunicar na frequência de solo. Mas em alguns aeroportos o procedimento de cruzamento pode ser completamente feito pelo controle de solo. Veja abaixo o vídeo com o áudio e animação do quase acidente: