Enquanto mantém suspense sobre renovação de frota, LOT encomenda mais Boeings

Imagem: LOT

A empresa aérea polonesa LOT está em processo de escolha de sua nova frota regional e de fuselagem estreita. Até que os fornecedores sejam selecionados definitivamente, a companhia decidiu ampliar a frota com seis Boeing 737 MAX 8, como uma solução tampão. As aeronaves chegam para a aérea ainda este ano.

As novas aeronaves foram adquiridas pela LOT após a suspensão das operações da transportadora romena Blue Air, na forma de um arrendamento operacional da Air Lease Corporation, com sede nos EUA. A escolha está em linha com a frota atual da empresa aérea e não necessariamente indicam o caminho que ela seguirá quando escolher sua solução definitiva.

A disputa final pela frota futura da LOT está sendo travada pelas três maiores fabricante de aeronave do mundo: Boeing, Airbus e Embraer. Hoje, a companhia aérea possui jatos da Boeing e da Embraer, mas a entrada da Airbus não é impossível, dado que a fabricante europeia possui uma oferta de aeronaves mais completa e pode negociar um pacote mais agressivo em termos de preço, a afim de ganhar um cliente.

No final, a escolha da LOT vai girar entre três cenários: (i) uma combinação de Boeing e Embraer, dando sequência no modelo atual e com menores custos de treinamento; (ii) uma combinação de Airbus e Embraer; ou (iii) uma composição apenas com aeronaves da Airbus.

Ainda não há uma data publicamente divulgada para que a companhia anuncie sua decisão, mas sabe-se que ela está próxima.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias