Equipe da São Judas desenvolve projeto em homenagem a Ozires Silva para a SAE AeroDesign

A São Judas, que faz parte do ecossistema de educação Ânima, celebrou um marco significativo para o projeto de Aerodesign Ozires. O projeto, que teve início em 2019, e já participaram estudantes dos cursos de Engenharia, Gestão, Design e Direito, acaba de atingir um momento histórico com seu primeiro voo.

O professor de engenharia e coordenador do projeto Ozires, Anderson Figueiredo da Costa, expressou a importância desse feito: “Ver agora este avião voando significa muito, pois nossos alunos conseguem aplicar de fato na prática tudo o que se é discutido nas Unidades Curriculares, metodologia em que os estudantes aprendem a teoria e aplicam na prática desde o primeiro semestre. Todo o corpo docente está extremamente feliz e espera que no SAE Brasil Aerodesign, na categoria principal, esta equipe possa trazer bons frutos e competindo com as principais escolas de Engenharia do Brasil”.

O projeto Ozires, em preparação para a competição SAE, representa uma iniciativa que não apenas capacita alunos de engenharia, mas também honra o Dr. Ozires em pessoa, um visionário que desempenhou um papel fundamental para o setor da aviação e da educação no Brasil.

Pedro Magalhães, capitão do projeto Ozires, compartilhou suas perspectivas: “O primeiro voo para a Equipe Ozires significa uma virada de patamar muito importante para o futuro do projeto. Ver nossa aeronave voando significa até para nós mesmos que estamos no caminho certo e é um feedback muito importante para os alunos. O trabalho feito aqui, mesmo sendo muito bem estruturado, só pode ser realmente validado com esta conquista do primeiro voo. Agora iremos nos preparar para a competição, assim, poderemos entregar o resultado que sabemos que temos a capacidade de entregar na primeira participação da universidade nesta competição”.

O projeto Ozires além de trabalhar na construção de uma aeronave radiocontrolada também oferece cursos preparatórios de aerodinâmica para estudantes de engenharia e um grupo de estudos focado na área. A aeronave Bandeirantes II tem a expectativa de participar da competição SAE Brasil Aerodesign em 2023 e com isso inspirar futuras gerações de engenheiros.

O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é uma iniciativa destinada a estudantes de Engenharia, que visa a disseminação de conhecimentos em Engenharia Aeronáutica por meio de experiências práticas e competições entre equipes. Participantes mergulham em um cenário real de desenvolvimento de projetos aeronáuticos, abrangendo todas as fases, desde a concepção até os testes finais, fornecendo experiência prática.

Informações da São Judas

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias