Na primeira missão como “Força Aérea Um”, o Embraer KC-390 da FAB levou o Presidente Bolsonaro na cabine de comando e foi escoltado por caças, como mostra o vídeo abaixo.
O Presidente da República voou até Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, para a inauguração de um novo radar da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao invés de utilizar o tradicional jato presidencial Airbus A319ACJ ou o Embraer E190-E1, Bolsonaro optou por uma opção menos “VIP”, mas igualmente tecnológica.
O KC-390 é o maior avião já feito no Hemisfério Sul. Ele foi projetado pela Embraer que o batizou de C-390 Millenium e é utilizado para o transporte de cargas, tropas, equipamentos e até enfermos, podendo levar até 26 toneladas de carga útil.
A aeronave foi entregue oficialmente para FAB, pela primeira vez, em setembro de 2019, e hoje já são quatro na frota, mas o número final deve chegar a 16, o que significa uma redução na quantidade inicialmente prevista, devido a um remanejamento de recursos para o programa do caça Gripen NG.
No vídeo, divulgado por canais apoiadores de Bolsonaro, é possível ver o presidente entrando no KC-390 e ficando boa parte do voo no assento do copiloto, na cabine de comando (Flight Deck) do jato militar. Bolsonaro, inclusive, posa para foto enquanto o KC-390 é escoltado por um caça F-5EM Tiger II da Força Aérea.
Quando o Presidente está a bordo de algum avião, o indicativo de chamada do voo é modificado para “FAB 01”. Fora dessa situação o indicativo no rádio é a matrícula da aeronave (FAB2856, por exemplo) ou “Zeus”, seguido de algum número, em referência ao esquadrão homônimo, ao qual pertence a aeronave.