Início Diversos e Eventos

Esquadrilha da Fumaça fará apresentação especial no PAMA-SP devido ao tráfego aéreo paulista; entenda

Esquadrilha da Fumaça no PAMA-SP

No próximo domingo, 1º de outubro, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) marcará presença no evento Portões Abertos do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) como uma das atrações mais esperadas do dia.

As sete aeronaves Embraer A-29 Super Tucano deverão chegar pela manhã no Campo de Marte, vindas de Guaratinguetá, após cumprirem agenda no evento Portões Abertos da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR).

Com o objetivo de assegurar o espetáculo, que será realizado à tarde para milhares de espectadores, e visando à segurança de todos, a Esquadrilha da Fumaça preparou um display especial, com um número reduzido de manobras devido ao espaço aéreo restrito em razão do tráfego aéreo intenso na região onde ocorrerão as manobras.

Vale destacar que o Campo de Marte está localizado zona norte da cidade de São Paulo, entre o tráfego aéreo do Aeroporto de Congonhas e do Aeroporto Internacional de Guarulhos, além dos corredores de helicópteros.

A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça no PAMA-SP

Para a realização da demonstração em São Paulo, os pilotos da Esquadrilha realizaram um treinamento especifico em sua sede, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), com áreas delimitadas para reproduzir aquilo que será realizado neste domingo.

Segundo o Capitão Bezerra, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, a realização das manobras em si permanece inalterada em termos significativos. No entanto, as trajetórias que as aeronaves seguem entre uma manobra e outra, conhecidas como ”encaixes”, foram consideravelmente afetadas devido à restrição no espaço aéreo.

Esses encaixes são cruciais para que as aeronaves alcancem os parâmetros corretos de velocidade e altitude para executar cada manobra. Com o objetivo de evitar quaisquer dificuldades no domingo, reproduzimos aqui na AFA a área que utilizaremos no Campo de Marte e realizamos um treinamento específico para ajustar os encaixes“, comenta o piloto.

A imagem abaixo ilustra a situação do domingo. Em VERDE, temos a área designada para a execução do Display completo. Enquanto em AMARELO, temos a área disponibilizada para a demonstração que será realizada neste domingo no PAMA-SP.

Outro ponto a se destacar é que, em algumas ocasiões, a Esquadrilha pode solicitar o fechamento do espaço aéreo para a realização de suas demonstrações. Por exemplo, em abril passado, o espaço aéreo ao redor do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, precisou ser parcialmente fechado para a realização de uma apresentação em Vinhedo.

O mesmo ocorreu nas demonstrações em Pinhais, no Paraná, onde as operações do Aeroporto Afonso Pena, na Grande Curitiba, tiveram que ser interrompidas momentaneamente para a exibição do Esquadrão. É importante ressaltar que essas interrupções são solicitadas antecipadamente e requerem aprovação.

No entanto, os impactos dessas interrupções são mínimos para as operações dos aeroportos mencionados. Por outro lado, em São Paulo, uma interrupção nas operações dos dois aeroportos pode causar grandes transtornos devido ao intenso fluxo de aeronaves que pousam e decolam diariamente.

Mesmo diante da ocasião especial, o Esquadrão deve realizar diversas manobras já conhecidas pelo público durante aproximadamente 30 minutos. A demonstração tem início às 15h00, e o público presente poderá assistir a diversas outras atrações durante o dia. Para acessar a programação completa do evento, clique aqui.

Leia mais: