Esquadrilha da Fumaça recebe, em sua sede, treinamento de segurança operacional da Gol Linhas Aéreas

Imagem: Esquadrilha da Fumaça

Em uma iniciativa que busca promover a integração entre os setores civil e militar relacionados à aviação, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, abriu suas portas para receber um treinamento especial de segurança operacional da GOL Linhas Aéreas.

O evento, que ocorreu ao longo de dois dias, teve como objetivo fortalecer os laços entre os dois segmentos e proporcionar insights valiosos sobre práticas seguras.

O treinamento, conduzido pela equipe de facilitadores de Gestão de Recursos Corporativos (Corporate Resource Management – CRM) da GOL, abordou uma variedade de fatores cruciais para a segurança operacional, desde questões básicas do dia a dia, como a importância de uma boa noite de sono e a antecipação de pequenas tarefas domésticas que poderiam se acumular, até a atenção total à atividade fim, seja para pilotos ou qualquer colaborador classificado como de “Atividade de Risco à Segurança Operacional” (ARSO).

A Academia de Águias da GOL, uma faculdade corporativa inaugurada em 2021 com o objetivo de disseminar a cultura organizacional da empresa, foi responsável por ministrar o treinamento, que é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Rick Albert Martin, piloto da GOL e especialista em segurança operacional, destacou a importância do CRM, afirmando que “toda companhia aérea deve ter o CRM em prática“.

Alguns pilotos da Esquadrilha da Fumaça foram convidados a participar do curso na sede da GOL, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Essa colaboração resultou em uma oportunidade única de estender o treinamento a todos os militares do Esquadrão, promovendo uma cultura de segurança operacional dentro da unidade.

Imagem: Esquadrilha da Fumaça

O Capitão Aviador Vitor Kawka, ao comentar sobre a iniciativa, ressaltou a importância de disseminar conhecimentos relacionados à segurança operacional: “Qualquer sementinha que pudermos plantar a respeito de segurança operacional a todos os nossos militares é de grande valia. Mitigar fatores que possam trazer risco à nossa atividade é um bem intangível“.

O treinamento, realizado de maneira leve e envolvente, incorporou exemplos simples, aulas teóricas e dinâmicas em grupo. Todos os participantes foram incentivados a refletir sobre questões que poderiam impactar o desempenho sem comprometer a segurança operacional, adaptando esses conceitos à rotina específica da Esquadrilha da Fumaça.

A instrutora Amanda Araújo, com 17 anos de experiência na GOL, enfatizou que o CRM não é benéfico apenas para a empresa, mas também para a vida pessoal. “Fortalecer a cultura de segurança não só para as operações de voo, mas também para o dia a dia de todos que participam do treinamento“, afirmou Araújo.

Imagem: Esquadrilha da Fumaça

Ao longo do treinamento, foram abordados 16 conceitos relacionados ao fator humano, aplicáveis tanto à aviação quanto à vida cotidiana. A comunicação foi destacada como um dos principais pilares, ressaltando como ruídos na comunicação podem resultar em sérios problemas, inclusive em relacionamentos interpessoais.

Rick Albert Martin concluiu, destacando a importância do CRM na prevenção de acidentes: “A gente costuma dizer que é imensurável quantas vidas o CRM já salvou. A cada operação bem-sucedida, significa que o CRM foi bem aplicado. Hoje, a GOL realiza cerca de 700 operações diárias com segurança, reflexo direto da aplicação do CRM“.

Informações da Esquadrilha da Fumaça

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Ucrânia compra 4 mil drones chineses DJI Mavic para equipar suas...

0
O Ministério da Defesa da Ucrânia assinou contratos para o fornecimento de 3.000 drones UAV DJI Mavic 3E e outros 1.000 DJI Mavic 3T.