Simpósio Nacional de Inspeção em Voo diploma novos profissionais e destaca avanços tecnológicos

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) promoveu nos dias 9 e 10 de novembro o Simpósio Nacional de Inspeção em Voo, marcado por importantes momentos e discussões sobre o presente e o futuro da inspeção em voo no Brasil. O evento, que ocorreu na cidade de São José dos Campos (SP), foi palco da diplomação de novos Pilotos Inspetores (PI) e Operadores de Sistema de Inspeção em Voo (OSIV) da Força Aérea Brasileira (FAB).

O primeiro dia do simpósio foi marcado pela passagem simbólica do cargo de Comandante do GEIV, tradição que destaca a continuidade e renovação na liderança do grupo. O Tenente-Coronel Aviador Antonio Carlos Martins Pedroso Filho transferiu o comando ao Piloto Inspetor nº 31, Coronel Aviador Judimar das Chagas.

Durante a cerimônia, o Tenente-Coronel Pedroso destacou a importância do evento, ressaltando a responsabilidade do GEIV na inspeção de mais de 1.500 auxílios, procedimentos e sistemas de navegação aérea que garantem a segurança do tráfego aéreo no Brasil.

O novo Comandante, Coronel Chagas, expressou sua satisfação em participar do encontro e parabenizou todos os envolvidos na atividade de inspeção em voo. “O que mais me orgulha na vida é ter feito parte desse Grupo. Tenho imenso carinho e admiração por todos“, afirmou.

O simpósio não apenas formalizou a troca de comando, mas também proporcionou uma imersão nas novas tecnologias relacionadas à inspeção em voo e ao futuro da aviação. Diversas palestras foram realizadas, abordando temas como o emprego de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) na inspeção em voo, as funcionalidades e a capacidade do radar de vigilância LP23SST-NG para detecção de VANT, além do uso do Sistema de Proteção Contra-Medidores de drones, entre outros.

Imagem: DECEA

Diplomação e Reconhecimento

No segundo dia do evento, ocorreu a diplomação de cinco novos Pilotos Inspetores e quatro Operadores de Sistema de Inspeção em Voo. A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, acompanhado pelo Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, e pelo Diretor do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), Coronel Aviador Plínio da Silva Becker.

O Tenente-Brigadeiro Barbacovi ressaltou a importância da atividade de inspeção em voo, afirmando que os novos profissionais fazem parte de um seleto grupo responsável por garantir a qualidade das operações de auxílios e procedimentos de navegação aérea no Brasil.

O Capitão Aviador Cesar Augusto Gomes Simões, primeiro colocado do curso, recebeu destaque na cerimônia de diplomação. Ele enfatizou a relevância da função, destacando que os profissionais agora darão suporte ao gerenciamento do tráfego aéreo, uma atividade essencial para o desenvolvimento do Poder Aeroespacial Brasileiro.

A solenidade também foi marcada pela entrega do Título de Piloto Inspetor Honorário ao Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Barbacovi, e ao Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen.

Tradição e Celebração no Brinde do 1020

Após a cerimônia de diplomação, ocorreu o tradicional Brinde do 1020, momento no qual os pilotos inspetores brindaram com os novos formandos. A ocasião também marcou o retorno da passagem simbólica do comando do GEIV ao Tenente-Coronel Pedroso.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Equipe do Batalhão de Aviação da PM de Santa Catarina é...

0
O Governo do Estado de Santa Catarina informa que se solidariza, mais uma vez, com a situação vivida no Rio Grande do Sul em razão das fortes