Os pilotos de um avião comercial cometeram um engano na última terça-feira, 29 de março, virando para a direção errada quando ingressavam com a aeronave na pista para a decolagem, conforme as comunicações e a animação gráfica apresentados no vídeo abaixo nesta matéria.
O fato ocorreu com um avião Bombardier C-Series 100 (atualmente Airbus A220-100) da Delta Air Lines, registrado sob a matrícula N126DU, quando estava partindo para o voo DL-2953 de Chicago O’Hare para Minneapolis, ambos aeroportos dos EUA.
Os pilotos deslocavam-se em direção à pista pela taxiway DD quando receberam liberação para alinhar o jato no rumo da pista 10L, que resultaria em 3.070 metros de distância disponível para decolagem.
Pouco depois, quando próximo de ingressar com o A220 na pista, receberam uma nova instrução, indicando que deveriam virar à esquerda para o rumo 360º após a partida e que já estavam liberados para a decolagem.
Nesse momento, como já ingressavam na pista virando o avião no sentido errado, para a pista 28R ao invés de 10L, que resultaria em apenas 890 metros disponíveis, nota-se que o piloto percebe que há algo estranho na instrução, afinal, no sentido em que estava, a curva após a decolagem seria para a direita para chegar aos 360º.
Ao responder ao controlador, o piloto faz uma pausa, devido a ter percebido algo errado, e pede confirmação: “Curvar à esquerda, curva à esquerda para 3….360, é isso?”
O controlador repete as mesmas instruções dadas antes, mas, logo na sequência, complementa: “Delta 2953, você está virando no sentido errado. Você precisa decolar no outro sentido”.
O piloto então informa que está virando a aeronave: “Turning it around”.
Após completar o giro com o A220, o piloto solicita confirmação de que estava mesmo autorizado a decolar, e o controlador volta a repetir a mesma instrução de decolagem dada nas duas confirmações anteriores.
O piloto encerra dizendo: “360º, na rolagem, Delta 2953. Desculpa por isso.”
Acompanhe no vídeo a seguir toda a sequência acima descrita: