Estatal venezuelana Conviasa anuncia volta dos misteriosos voos entre Caracas e a Síria

Foto: Conviasa+

Surpreendentemente, a Conviasa, a companhia aérea estatal da Venezuela, anunciou nesta sexta-feira que voará para Damasco, capital da Síria, a partir de Caracas. A informação foi dada através das redes sociais da empresa, onde publicaram que “em breve teremos um novo destino no Médio Oriente, vamos para Damasco”, sem incluir detalhes de datas ou frequências.

Se a operação finalmente se concretizar, não será a primeira vez que a Conviasa chega a Damasco com voos regulares de passageiros, já que em 2012 também inaugurou a igualmente marcante rota Caracas – Damasco – Teerã, embora não tenha prosperado além do voo inaugural após um fator de carga muito baixo de 20%, de acordo com fontes próximas.

Teerã voltou a fazer parte da rede Conviasa em junho de 2022 , no que representa a única rota sem escalas com a América a partir da capital iraniana. Para março, dois voos estão programados para os dias 11 e 25 de março.

A última vez que a Conviasa anunciou o retorno dos voos entre Caracas e Damasco foi em janeiro de 2020, com o voo inaugural marcado para março. Tudo isso foi suspenso após o início da pandemia, reporta o Aviacionline.

Além de Teerã , a malha internacional prevista para março pela Conviasa também inclui voos ligando Caracas a Havana, Lima, Santa Cruz de la Sierra, Cidade do México, Cancun, Kingstown, Manaus e Moscou. Também voa entre Manaus e Puerto Ordaz, Las Piedras e Havana, e Havana e Manágua, na Nicarágua. Sua frota de aeronaves de fuselagem larga é composta por um Airbus A340-300 e dois A340-600.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias