Os estranhos voos de 1h20min entre países vizinhos separados por 20 minutos

A Gulf Air, a companhia aérea nacional do Bahrain, mesmo diante do bloqueio aéreo que vigora na região, operou alguns voos para o Catar. Mas a maneira como eles tiveram que lidar com isso foi bastante estranha.

Flight Radar 24 Voo Gulf Air Bahrain Qatar Kuwait

O bloqueio do Golfo, que isolou o Catar dos países vizinhos, ocorre desde junho de 2017. Isso tem todos os tipos de implicações políticas e econômicas e também impactou significativamente a Qatar Airways, a companhia aérea nacional do país.

A Qatar Airways cortou todos os voos para o Bahrein, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, e as companhias aéreas desses países cortaram voos para o Catar.

Não apenas isso, mas esse bloqueio também levou a restrições do espaço aéreo que se aplicam mesmo quando não se voa diretamente para um desses países.

Basta olhar a rota de qualquer voo da Qatar Airways e você perceberá os desvios, como no exemplo da imagem a seguir. Veja que a aeronave passa sobre Oman e o Golfo Pérsico para evitar os territórios da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.

Flight Radar 24 Voo Qatar Nairobi Doha Desvio
Voo da Qatar Airways evitando os países do bloqueio – Imagem: FlightRadar24

Por que a Gulf Air voou para o Catar?

Os países da região do Golfo Pérsico realizam a cada dois anos a Copa do Golfo, uma competição de futebol entre os oito membros da Federação Árabe de Futebol.

E o que levou a Gulf Air a realizar voos e enfrentar esse tipo de incômodo é que a Copa do Golfo está sendo realizada exatamente no Catar. Apesar do bloqueio, os países da região estão deixando de lado suas diferenças políticas para jogar futebol.

Então, como as equipes e os fãs seriam transportados para o Catar diante do bloqueio?

Voos charter para Doha

Avião Boeing 787 Gulf Air

Nos últimos dias, a Gulf Air operou quase uma dúzia de voos charter para Doha e de volta, não apenas para transportar as equipes, mas também para que os fãs pudessem torcer por eles.

Esses voos deveriam ter sido muito rápidos. A distância direta entre Bahrain e Doha é de apenas 170 km, então os voos deveriam ter levado 20 minutos.

Mas não foi assim que a Gulf Air realizou esses voos. Em vez disso, eles operaram voos de 80 minutos e aproximadamente 1000 km. Os voos levaram 4x mais tempo que o necessário e cobriram quase 6x a distância.

Flight Radar 24 Voo Gulf Air Bahrain Qatar Kuwait
Rota dos voos da Gulf Air – Imagem: FlightRadar24

A Gulf Air operou todos os seus voos no rumo do espaço aéreo do Kuwait e, após atingir o país, os aviões faziam curvas de 180 graus e retornavam até o Catar.

Isso se aplicava em ambas as direções, do Bahrein a Doha e de Doha ao Bahrein.

Por que a Gulf Air operaria essas rotas?

Informações não oficiais indicam que a Gulf Air recebeu permissão para operar os voos diretos até Doha. Mas, em princípio, especula-se que o Bahrein não quer “abrir” o espaço aéreo entre os dois países, então eles estariam voando pelo Kuwait, já que este país tem relações com o Catar e também com os países que estão bloqueando o Catar.

Em outras palavras, estariam sendo feitos voos do Bahrein para o Kuwait e voos do Kuwait para Doha. Dessa forma, eles podem operar usando o espaço aéreo “normal”.

Mas, a história parece não ter sentido, a menos que se trate de uma questão de orgulho em não quebrar o bloqueio. Então o que mais poderia ser, se não for orgulho?

Caso realmente tenham sido liberados os voos diretos para a ocasião especial, talvez haja alguma questão técnica envolvida.

Com mais de dois anos de bloqueio, é possível que o espaço aéreo e seus auxílios de navegação e comunicação simplesmente não estejam configurados para uso.

De qualquer forma, sendo esta a explicação, continua sendo uma situação bastante estranha o deslocamento exatamente até depois da fronteira com o Kuwait.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias