Estudo mostra os aeroportos que mais cresceram e contraíram em relação ao período antes da pandemia

Foto: Xinhua

O setor de transporte aéreo está se recuperando da pandemia de Covid-19, iniciada em 2020, mas isso não está acontecendo de maneira linear. De acordo com os dados do módulo da Diio by Cirium, que examinou os 100 aeroportos mais movimentados do mundo para o segundo trimestre de 2023, 15 aeroportos que mais cresceram desde 2019, bem como 15 que mais contraíram foram listados.

O resultado da análise traduz o cenário pandêmico, geopolítico e econômico do mundo. Muitos dos aeroportos mais movimentados do Leste Asiático ainda estão abaixo dos níveis de atividade pré-crise da Covid. No entanto, a abertura das fronteiras e a retomada da demanda devem começar a mudar isso em breve.

Dentre os que mais cresceram, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, está mais movimentado não apenas por cauda da recuperação da pandemia, mas também pelo recente ajuste nos slots. Os aeroportos latino-americanos de maior aumento na oferta foram Cancun (México) e Bogotá (Colômbia).

O primeiro quadro, abaixo, mostra a lista dos aeroportos que tiveram maior crescimento em número de assentos oferecidos pelas empresas aéreas que ali operam.

Do outro lado estão os aeroportos que ainda apresentam uma grande contração no número de assentos oferecidos hoje, em relação a 2019. Como se observa, a maioria dos aeroportos ainda distantes dos números de quatro anos atrás está na Ásia, sobretudo por conta das restrições impostas para evitar a disseminação da Covid-19 naquela região.

Lidera a lista, no entanto, um dos aeroportos de Moscou, que viu uma redução drástica em sua operação logo após a invasão da Ucrânia pela Rússia e as respectivas sanções ocidentais, que impediu as empresas aéreas europeias e americanas de voarem para lá. Da mesma forma, companhias russas também estão proibidas de voar aos mercados do ocidente.

O segundo quadro, abaixo, mostra a lista dos aeroportos que tiveram maior contração em número de assentos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias