EUA aprovam a venda de caças F-35 para a Grécia

Imagem: Depositphotos

O Departamento de Estado dos EUA confirmou a aprovação de uma possível venda militar ao governo da Grécia. O acordo inclui 40 caças Lockheed Martin F-35A de decolagem e pouso convencionais (CTOL) e equipamentos relacionados. A Agência de Cooperação em Segurança de Defesa notificou o Congresso sobre essa possível venda.

O governo da Grécia planeja adquirir até quarenta (40) caças F-35, além de quarenta e dois motores Pratt & Whitney F135-PW-100 (40 instalados, 2 de reserva). A venda também inclui equipamentos de comunicação segura, simuladores de missão completa, sistemas de guerra eletrônica, suporte logístico e mais, totalizando um custo estimado de 8,6 bilhões de dólares.

O acordo permitirá à Grécia modernizar sua força aérea, defender seu espaço aéreo, contribuir para missões da OTAN e manter a interoperabilidade com as forças dos EUA e da aliança atlântica. Além disso, irá contrabalançar a obsolescência de outras aeronaves da Força Aérea Helênica, como o F-4 e o Mirage 2000.

A venda, conforme indicado pelo Departamento de Estado, não modificará substancialmente o equilíbrio militar básico na região, especialmente considerando que no mesmo dia foi aprovado um pacote de modernização para 79 Lockheed Martin F-16 da Força Aérea da Turquia.

Os principais contratantes serão a Lockheed Martin e a Pratt & Whitney Military Engines. Embora seja um elemento comum em um contrato dessa magnitude, o esquema de compensações industriais a que a indústria helênica terá acesso ainda será definido entre os contratantes e o governo grego.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias