Saab recebe o jato Global 6000 que será convertido no primeiro GlobalEye AEW sueco

Imagem: SAAB

Uma aeronave Bombardier Global 6000 pousou na base aérea de Linkoping, na Suécia, onde foi realizada uma cerimônia de recepção, e será posteriormente convertida no primeiro de dois AEWs GlobalEye da Força Aérea Sueca.

A aeronave Global 6000 fornecida pela Bombardier será agora transformada em GlobalEye AEW&C – Airborne Early Warning and Control System – (Alerta Antecipado e Controle Aerotransportada ) pela equipe especializada de 1.000 funcionários da Saab que realizará modificações, desenvolvimento e integração de sistemas de aeronaves para fornecer à Força Aérea Sueca o que há de mais solução AEW&C moderna disponível no mercado.

Em junho de 2022, a FMV (Administração Sueca de Materiais de Defesa) assinou um acordo com a Saab para a compra de duas aeronaves de reconhecimento e comando aerotransportado, para substituir o antigo Saab 340 AEW. A aeronave, que recebe a designação sueca S106, é um desenvolvimento adicional do GlobalEye da Saab, adaptado às especificações específicas do Ministério da Defesa sueco e à cooperação internacional dentro da OTAN.

Lena Hallgren, Chefe da Unidade de Negócios de Alerta Antecipado Aerotransportado da Saab, comentou: “A Saab está muito orgulhosa de nosso sistema GlobalEye e da contribuição que ele dará para aumentar a capacidade AEW para as Forças Armadas Suecas, protegendo nosso país e mantendo a segurança de nosso povo e da sociedade.”

A Saab reconstruirá e testará a aeronave nos próximos três anos, para corresponder à configuração solicitada, conforme reporta o Aviacionline.

O que a Saab está fazendo é impressionante. Eles desmontarão grandes partes do avião, incluindo corte e substituição de algumas peças. Então, eles irão reconstruir e testar. A primeira aeronave sueca GlobalEye voará em cerca de dois anos e depois passará pelo programa de testes de voo durante um ano”, afirma Nils Schroeter, gerente de projetos da FMV.

A Suécia é o segundo cliente da solução GlobalEye da Saab. A primeira é a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, que já conta com três unidades operacionais e, no início de 2021, adquiriu outras duas, cujas entregas serão concluídas até 2025.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias