Eve ganha parceiros na Europa para a mobilidade aérea elétrica em novo acordo com a Blade

Concepção do eVTOL da Eve com pintura da Blade – Imagem: Eve Air Mobility

Paris Air Show 2023 – A Eve Air Mobility, criada pela Embraer, e a estadunidense Blade Air Mobility, ambas empresas especializada no desenvolvimento de solução de mobilidade aérea urbana, anunciaram hoje, no primeiro dia do 54º Paris Air Show, em Le Bourget, uma expansão significativa de sua parceria de longo prazo por meio de um memorando de entendimento (MoU).

Segundo as empresas, essa colaboração busca transformar o transporte aéreo na Europa, começando pela França, estabelecendo as bases para integrar as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) de última geração da Eve, também chamadas de aeronaves verticais elétricas (EVA), na rede de rotas europeias da Blade.

Em setembro de 2022, a Blade adquiriu as operações de voos fretados e programados de três dos maiores operadores de mobilidade aérea urbana do sul da Europa: Monacair, Héli Sécurité e Azur Hélicoptère. A integração destes operadores no novo MoU com a Eve os posiciona como parceiros cruciais para as discussões técnicas e comerciais em andamento.

A Blade concentrará seus esforços no desenvolvimento de aplicações práticas para a mobilidade aérea avançada (AAM), incluindo a identificação de rotas futuras na França e em outros países europeus que possam sustentar operações de AAM. Essa abordagem modernizará a indústria e construirá a infraestrutura sustentável necessária para tornar a aviação elétrica uma realidade.

A parceria entre a Eve e a Blade é uma prova do compromisso com a inovação, sustentabilidade e progresso no setor de AAM. Em 2022, a Eve firmou um acordo com a Blade India para implantar até 200 eVTOLs no país. No ano anterior, a Blade e a Eve assinaram uma Carta de Intenções (LOI) para operações nos Estados Unidos, permitindo que a Eve forneça até 60 eVTOLs anualmente nos mercados da Costa Oeste, Nova York e Flórida.

“A parceria contínua entre Eve e Blade demonstra a dedicação e colaboração de ambas as empresas para transformar a indústria da aviação e introduzir o transporte aéreo elétrico em novas regiões”, afirmou Andre Stein, co-CEO da Eve. “Ao combinar experiência e recursos, nos comprometemos com a expansão da mobilidade aérea avançada com soluções inovadoras que tornem as viagens mais acessíveis para passageiros, além de impulsionar melhorias significativas para o meio ambiente.”

“A ampliação da parceria com a Eve destaca o compromisso da Blade em liderar a transição de aeronaves verticais convencionais para veículos elétricos”, disse Rob Wiesenthal, CEO da Blade. “Nossa visão compartilhada de um futuro mais seguro, silencioso e sustentável em viagens aéreas é a força motriz por trás dessa colaboração. A introdução das aeronaves da Eve em nossa rede europeia marcará um passo fundamental rumo à realização desse objetivo. Juntos, estamos prontos para transformar a indústria de viagens e causar um impacto positivo e duradouro no meio ambiente.”

O desenvolvimento dos eVTOLs da Eve na Europa está sujeita ao recebimento das aprovações e certificações regulatórias necessárias, além da assinatura de um acordo definitivo entre todas as partes.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aviação agrícola será abordada em palestra do vice-presidente do Sindag na...

0
Em sua 29ª edição, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começou nesta segunda-feira, 29 de abril, e segue até