Novo motor pequeno da Rolls-Royce pronto para testes de voo híbrido-elétrico

Paris Airshow 2023 – A Rolls-Royce anunciou que sua nova pequena turbina a gás que foi desenvolvida especificamente para alimentar o voo híbrido-elétrico está pronta para começar os testes. O motor faz parte de um sistema turbogerador que está sendo desenvolvido para o mercado de Mobilidade Aérea Avançada. Isso inclui aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) para aplicações de mobilidade aérea urbana e aeronaves de transporte regional de até 19 assentos.

O sistema turbogerador complementará o portfólio de propulsão elétrica da Rolls-Royce, fornecendo uma fonte de energia a bordo com ofertas escaláveis ​​de energia entre 500kW e 1200kW, permitindo maior alcance com combustíveis de aviação sustentáveis ​​(SAF) e, posteriormente, à medida que estiver disponível, através da combustão de hidrogênio. Isso abrirá rotas novas e mais longas do que as aeronaves movidas a bateria elétrica podem suportar a partir de hoje.

Olaf Otto, Presidente – Elétrica, disse: “A Rolls-Royce será a fornecedora líder de sistemas de energia e propulsão totalmente elétricos e híbridos elétricos para Mobilidade Aérea Avançada. O Pass-To-Test (PTT) do nosso novíssimo motor pequeno que alimentará nosso sistema turbogerador é um importante passo à frente. Este produto permitirá que nossos clientes estendam as rotas que o voo elétrico pode suportar e significa que mais passageiros poderão viajar mais longe em aeronaves com emissões baixas ou líquidas zero”.

O desenvolvimento do sistema turbogerador está combinando as competências de desenvolvimento de turbinas elétricas e a gás da Rolls-Royce. A pesquisa dessa tecnologia estão sendo parcialmente financiados pelo Ministério Alemão de Assuntos Econômicos e Ação Climática.

O novo motor de combustão usa desenvolvimentos tecnológicos recentes para alcançar uma mudança radical na eficiência de pequenas turbinas a gás. O turbogerador pode ser usado em aplicações híbridas seriais ou paralelas. É adequado para recarregar as baterias, bem como fornecer energia diretamente às unidades de propulsão elétrica e, portanto, permite que a aeronave alterne entre as fontes de energia durante o voo. 

Este motor será testado no SAF nos próximos meses e será usado para o comissionamento da instalação de testes da Rolls-Royce em Dahlewitz. A instalação de teste Rolls-Royce Power Gearbox foi modificada para acomodar o teste do novo motor e para confirmar os atributos técnicos do motor.

Informações da Rolls-Royce

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias