Ex-presidente do conselho da Qatar Airways pega 20 anos de cadeia por corrupção

Divulgação – Qatar Airways

Ali Sharif Al Emadi, ex-presidente da Qatar Airways, foi condenado a 20 anos de prisão por corrupção por um tribunal em Doha. O tribunal concluiu que Al Emadi desviou 5,6 bilhões de dólares em sua função de Ministro das Finanças do Catar.

Al Emadi, de 55 anos, foi um proeminente empresário e político no estado do Golfo por muitos anos. Ele serviu como presidente do Conselho de Administração da Qatar Airways e também fez parte da Qatar Investment Authority, o fundo de investimentos nacional.

Além disso, Al Emadi foi Ministro das Finanças do Catar de 2013 a 2021. Em maio de 2021, ele foi preso sob acusações de desvio de dinheiro público e abuso de poder, relacionados à sua posição como Ministro das Finanças.

Recentemente, um tribunal em Doha confirmou a culpa de Al Emadi. Ele recebeu uma sentença de prisão de 20 anos e deve pagar uma multa de 16,8 bilhões de dólares, exatamente o triplo do valor que o tribunal considerou ter sido desviado por ele.

Apesar de não haver acusações de conduta imprópria na Qatar Airways, a companhia aérea, que é estatal, está sendo criticada por não ter percebido as irregularidades de Ali Sharif Al Emadi em outros âmbitos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias