Ex-sede da Avon está sendo transformada num Centro de Tecnologia de aviação da GE Aerospace

Concepção gráfica das instalações – Imagem: GE Aerospace

A GE Aerospace, fornecedora global de motores a jato, componentes e sistemas para aeronaves comerciais e militares, informou nessa quarta-feira, 7 de dezembro, que está desenvolvendo um novo local dedicado ao desenvolvimento de tecnologias de inspeção e reparo, que serão usadas em oficinas de serviços de aviação em todo o mundo.

A GE planeja investir US$ 14 milhões e, como consequência, gerar cerca de 50 empregos assalariados nos próximos dois anos em seu Centro de Aceleração de Tecnologia de Serviços (STAC – Services Technology Acceleration Center), localizado em Springdale, no subúrbio de Cincinnati, estado de Ohio, nos Estados Unidos.

Segundo o Cincinnati Business Courier, o local de 85.000 pés quadrados (7.896 metros quadrados) onde o STAC estará localizado abrigava a antiga grande sede da empresa de cosméticos Avon.

A área que será o STAC da GE Aerospace – Imagem: Google Earth

A instalação STAC será dedicada ao desenvolvimento de tecnologias de serviços de motores e processos de trabalho, permitindo a colaboração entre engenharia e manufatura. As equipes trabalharão juntas para demonstrar a prontidão de implantação de uma tecnologia antes de escalá-la para uso em oficinas de serviço, acelerando a entrada das novas ideias no mercado.

“Este investimento é uma prova do compromisso contínuo da GE de aprimorar nosso portfólio de tecnologia de serviços líderes”, disse Russell Stokes, Presidente e CEO de Motores Comerciais e Serviços da GE Aerospace.

“Estamos criando um novo espaço dedicado ao desenvolvimento de tecnologias de automação e robótica que podemos distribuir em nossas oficinas de manutenção, reparo e revisão em escala e velocidade diferentes”, completou Stokes.

A instalação de 85.000 pés quadrados também será usada como um centro de treinamento para muitas dessas tecnologias de serviço de última geração, bem como um centro de educação do cliente da GE Aerospace.

“Estamos inovando com novas formas de criar soluções de serviços para os clientes. Esta instalação pretende nos colocar em uma posição ainda melhor para acelerar as tecnologias que estamos desenvolvendo e industrializando para atender nossos clientes com o menor custo e a maior velocidade possível”, disse Nicole Tibbetts, engenheira-chefe de manufatura para MRO da GE Aerospace.

Nos últimos cinco anos, a GE desenvolveu e amadureceu uma série de tecnologias em suas oficinas de serviços, incluindo:

– GE 360 Foam Wash: Um carrinho injeta um detergente de espuma próprio da GE em motores a jato comerciais para remover poeira e partículas de sujeira ingeridas durante o serviço. A espuma atinge áreas específicas dentro do motor, ajudando a restaurar o desempenho e melhorar a eficiência do combustível. A limpeza de motores de aeronaves Boeing 777 com motor GE90 com o 360 Foam Wash, em vez de uma lavagem tradicional com água, tem o potencial de economizar 35.500 galões de combustível por ano e reduzir as emissões de CO2 relacionadas.

– Inspeção de luz branca AI: Cerca de 90% das inspeções de fluido penetrante fluorescente de lâminas de rotor de motores CFM56 no site de reparo da GE em Cingapura agora são feitas por um sistema robótico alimentado por AI (Inteligência Artificial). Esse sistema coleta dados de milhares de lâminas de seções de turbinas para formular e atender a uma norma técnica que tira a subjetividade da inspeção.

– Ferramenta de Inspeção de Lâminas (BIT): A tecnologia BIT da OC Robotics pode ser executada enquanto o motor está instalado na asa. Ela oferece aos clientes uma visão mais clara e consistente das inspeções de motores de aeronaves, usando tecnologia de ponta de AI para extrair imagens internas e apresentá-las em um formato fácil de compreender.

Com informações da GE Aerospace

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Caça F-39 Gripen ficará apenas mais alguns dias em exposição no...

0
Réplica da aeronave de caça da SAAB da Força Aérea Brasileira está em exposição no saguão do Aeroporto da capital federal.