Excursão de pista do E195-E2 em Salvador é classificada como Incidente Grave; veja os detalhes

O Embraer 195-E2 fora da pista em Salvador – Imagem: Reprodução / Redes Sociais

Como ocorre por padrão após todo acidente e incidente aeronáutico no Brasil, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) publicou o registro da ocorrência com o avião Embraer 195-E2 da Azul Linhas Aéreas, que aconteceu na última quarta-feira, 10 de maio, no Aeroporto de Salvador.

Como amplamente repercutido, o jato de matrícula PS-AED realizou o voo AD-4372, proveniente de Campinas (SP), e sofreu uma excursão de pista na madrugada da quarta-feira, com pista molhada, após os pilotos não conseguirem pará-lo na distância disponível para frenagem.

Agora, o AEROIN traz aos leitores as informações que passaram a constar no sistema do CENIPA, que, vale ressaltar, são preliminares e baseadas apenas na coleta inicial de informações, podendo ser alteradas até a conclusão da investigação, conforme destaca o próprio órgão.

Segundo o registro, a ocorrência foi classificada como “Incidente Grave”, do tipo “Excursão de Pista”, com danos à aeronave considerados como de nível “Leve”.

O histórico do incidente é descrito como: “A aeronave decolou do aeródromo de Viracopos (SBKP), Campinas, SP, com destino ao aeródromo Deputado Luís Eduardo Magalhães (SBSV),Salvador, BA, com 5 (cinco) tripulantes e 105 (cento e cinco) passageiros a bordo, a fim de realizar transporte aéreo público regular. Durante a pouso na cabeceira 17, a aeronave ultrapassou os limites finais da pista. A aeronave teve danos leves. Todos a bordo saíram ilesos.”

O CENIPA considera a aeronave liberada no tocante à investigação e reporta que “Os trabalhos relativos a esta ocorrência estão em andamento.”

Vale lembrar que o AEROIN apresentou, na matéria anterior, as diferenças entre as classificações de “Incidente”, “Incidente Grave” e “Acidente”, e também o motivo de o pouso do E195-E2 da Azul ter sido feito na pista auxiliar de Salvador, mais curta do que a pista principal. Tais informações podem ser acessadas novamente através deste link ou do título logo abaixo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias