Exercício Tápio começa hoje com aviões de ataque Super Tucano e AMX

Entre os dias 14 de agosto e 1 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza o Exercício Conjunto (EXCON) Tápio, na Base Aérea de Campo Grande (BACG).

Imagem: Sargento Samuel Figueira / CECOMSAER

A atividade, que está em sua sexta edição, tem como objetivo o desenvolvimento doutrinário de táticas conjuntas, a partir de uma situação hipotética de conflito.

Neste ano, o EXCON Tápio envolve cerca de 700 militares da FAB, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e países parceiros. Durante o treinamento, serão empregadas em torno de 30 aeronaves, incluindo caças A-29 Super Tucano e A1-M, helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal e os vetores E-99 e R-99. As missões abrangem Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, NVG (Óculos de Visão Noturna), Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas, e Evacuação Aeromédica.

O Exercício é considerado um dos maiores treinamentos de guerra promovido pela FAB e tem como finalidade o amadurecimento e desenvolvimento doutrinário de táticas conjuntas, além do adestramento técnico de unidades militares. O EXCON Tápio visa, também, promover o entendimento mútuo, a confiança e a interoperabilidade entre os participantes, convergindo esforços para o incremento da capacidade das Forças Armadas Brasileiras.

Pela Comunicação Social da FAB

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias