Durante as manobras de Hanguang, as forças armadas taiwanesas realizaram os primeiros exercícios para evitar a captura do principal aeroporto internacional da Ilha de Taoyuan por forças especiais de um falso inimigo. A informação foi divulgada pela Agência Central de Notícias da ilha.
O papel dos “vermelhos” – forças inimigas – foi desempenhado pelas Forças Aerotransportadas: eles pousaram no aeroporto com quatro helicópteros Black Hawk UH-60M e se opuseram às forças “azuis”, que consistiam em unidades das forças terrestres, além de policiais e bombeiros.
Exercícios semelhantes foram realizados anteriormente em outros aeródromos da ilha, mas ocorreram no Aeroporto de Taoyuan pela primeira vez desde sua inauguração em 1979. Durante ela, os serviços de emergência do aeroporto também eliminaram as consequências da explosão e extinguiram um incêndio simulado usando dois veículos de combate a incêndio Oshkosh Striker 3000.
A operação de treinamento durou cerca de 40 minutos. Para esses exercícios, as autoridades cancelaram ou adiaram cerca de 60 voos.
Na terça-feira, as forças armadas da ilha realizaram exercícios no aeroporto de Taitung Fengnian. Durante eles, caças F-16 Block 20 e aeronaves de transporte militar C-130H da Força Aérea de Taiwan deveriam pousar lá. No entanto, esta parte do exercício foi cancelada devido à aproximação do supertufão Doksuri à ilha.
O exercício anual em larga escala “Hanguang-39” começou em Taiwan na segunda-feira. Os militares taiwaneses praticarão o combate a um pouso anfíbio e a quebra de um bloqueio naval.
Em 2023, o exercício prevê a repulsão de um falso ataque inimigo na costa da ilha, nos principais aeroportos de Taiwan, bem como na condução de hostilidades em áreas urbanas. Ao mesmo tempo, estão sendo realizados exercícios de mobilização com o envolvimento de reservistas e, de 24 a 27 de julho, estão sendo realizados os exercícios de defesa civil Wan’an-46, durante os quais a população civil deve se refugiar em abrigos antiaéreos contra ataques aéreos de um falso inimigo.
As manobras de Hanguang são realizadas anualmente desde 1984. Todas as forças armadas participam deles. De 15 a 19 de maio, Taiwan sediou a fase de comando do exercício Hanguang-39, cujo cenário previa simulação de computador para repelir uma invasão em grande escala da ilha. A segunda fase do exercício de tiro ao vivo está sendo realizada de 24 a 28 de julho.
Taiwan é reivindicado pela China como parte do seu território a qual, nos últimos anos, tem intensificado os exercícios militares ao redor da ilha.