Exposição ao barulho de aviões à noite pode causar morte cardiovascular

Foto por Pxhere

Não há exagero nesse título, pois é exatamente isso o que a Universidade de Basileia, na Suíça, concluiu em um estudo recente publicado em seu site. Vamos entender o que dizem os acadêmicos. No final, colocamos os links para os estudos originais, com os detalhes técnicos.

O Estudo

Segundo a universidade, pela primeira vez, um estudo demonstrou que o barulho noturno dos aviões pode causar uma morte cardiovascular. Pesquisadores da Universidade de Basel, do Swiss Tropical and Public Health Institute (Swiss TPH) e parceiros compararam dados de mortalidade com exposição aguda ao ruído noturno em torno do aeroporto de Zurique entre 2000 e 2015. Os resultados do estudo foram publicados no European Heart Diário.

A maioria dos estudos sobre ruído de transporte e mortalidade cardiovascular enfocou a exposição de longo prazo ao ruído. Esses estudos demonstraram que a exposição crônica ao ruído é um fator de risco para mortalidade cardiovascular. Em toda a Europa, 48.000 casos de doença isquêmica do coração por ano podem ser atribuídos à exposição ao ruído, em particular ao ruído do tráfego rodoviário.

Aéreo

Pela primeira vez, um estudo liderado por pesquisadores da Swiss TPH descobriu que o ruído agudo de aviões durante a noite pode causar mortes cardiovasculares dentro de duas horas de exposição ao ruído da aeronave. O estudo publicado hoje no European Heart Journal descobriu que o risco de morte cardiovascular aumenta em 33% para níveis de ruído noturno entre 40 e 50 decibéis e 44% para níveis acima de 55 decibéis.

“Descobrimos que o ruído das aeronaves contribuiu para cerca de 800 das 25.000 mortes cardiovasculares que ocorreram entre 2000 e 2015 nas proximidades do aeroporto de Zurique. Isso representa três por cento de todas as mortes cardiovasculares observadas”, disse Martin Röösli, Professor de Epidemiologia Ambiental da Universidade de Basel e chefe da unidade de Exposições Ambientais e Saúde da Swiss TPH.

De acordo com Röösli, os resultados são semelhantes aos efeitos que emoções como raiva ou excitação têm na mortalidade cardiovascular. “Isso não é tão surpreendente, pois sabemos que o ruído noturno causa estresse e afeta o sono”, acrescentou. O efeito do ruído noturno foi mais pronunciado em áreas tranquilas com pouco ruído de fundo do tráfego ferroviário e rodoviário e para pessoas que vivem em casas mais antigas, que muitas vezes têm menos isolamento e, portanto, são mais propensas ao ruído.

O aeroporto de Zurique tem toque de recolher para voos das 23:30 às 6:00. “Com base nos resultados do nosso estudo, podemos deduzir que esta proibição de voos noturnos evita mortes cardiovasculares adicionais”, disse Röösli.

Estudo inovador

O estudo usou um método de case-crossover para avaliar se a exposição ao ruído da aeronave no momento de uma morte era incomumente alta em comparação com períodos de controle escolhidos aleatoriamente. “Este projeto de estudo é muito útil para estudar os efeitos agudos da exposição ao ruído com grande variabilidade do dia-a-dia, como para o ruído de aviões, dadas as mudanças nas condições meteorológicas ou atrasos de voos”, disse o estudante de doutorado Apolline Saucy, primeiro autor do estudo.

“Com esta abordagem de análise temporal, podemos isolar o efeito de níveis incomumente altos ou baixos de ruído na mortalidade de outros fatores. Características de estilo de vida, como fumo ou dieta, não podem ser um viés neste desenho de estudo”, disse.

A exposição ao ruído foi modelada usando uma lista de todos os movimentos da aeronave no Aeroporto de Zurique entre 2000 e 2015 e vinculando-se a cálculos pré-existentes de exposição ao ruído de aeronaves externas, específicos para o tipo de aeronave, rota aérea, hora do dia e ano.

Artigo original

Por: Apolline Saucy, Beat Schäffer, Louise Tangermann, Danielle Vienneau, Jean-Marc Wunderli, Martin Röösli

O ruído noturno de aeronaves causa mortalidade? Um estudo de caso cruzado sobre 24.886 mortes cardiovasculares

European Heart Journal (2020), doi: 10.1093 / eurheartj / ehaa957

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias