FAA emite ordem de manutenção para verificar possíveis rachaduras na estrutura do Boeing 757

A Federal Aviation Administration (FAA) anunciou nesta semana uma nova proposta de diretriz de aeronavegabilidade (DA) para iniciar inspeções em todos aviões Boeing 757 registrados nos Estados Unidos.

Esta exigência surge depois que um operador detectou rachaduras na estrutura da aeronave no lado esquerdo e no lado direito da trama da estação 1640 localizada entre a longarina S-14 e a S-15.

A FAA informou que 415 aviões Boeing 757-200 e 757-300 deverão ser inspecionados, começando por jatos que já completaram 30.200 ciclos de voo e 89.000 horas de voo. De acordo com o relatório, os buracos no revestimento de algumas aeronaves não estavam totalmente cobertos, criando concentrações de tensão elevadas, o que pode provocar rachaduras.

Como relatou o Flight Global, algumas aeronaves que exibiam problemas foram logo atendidas e outras, diante dos sinais de defeitos na estrutura, não foram mais aceitas para voar após a verificação.

A especificação da proposta alinha-se ao alerta de serviço de janeiro de 2022, que instruiu os operadores a realizar inspeções detalhadas buscando rachaduras e identificar problemas para realizar consertos. A FAA propôs que qualquer aeronave que exiba problemas na inspeção seria passível de manutenção.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias