FAB enviará seu maior avião para resgatar os brasileiros que estão em Israel

Divulgação – FAB

A Força Aérea Brasileira informou que está com seis aviões disponíveis para buscar brasileiros que desejem sair de Israel após os ataques terroristas de ontem. Em entrevista coletiva para a imprensa na manhã deste domingo (8), o Ministro da Defesa, José Múcio, e o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, informaram que 6 aeronaves da FAB estão disponíveis para o resgate.

O Brigadeiro informou que são 2 jatos Embraer KC-390 Millenium que podem levar até 80 passageiros, dois grandes aviões KC-30 (Airbus A330-200) com capacidade para 230 pessoas, além do Planalto ter disponibilizado dois VC-2 (Embraer E190-E1) que servem à Presidência, para também resgatarem até 50 pessoas cada.

Estes números de capacidade são reduzidos segundo Damasceno, pelo fato da comitiva da FAB incluir médico e psicólogos para dar apoio aos resgatados. Uma lista de passageiros está sendo montada pelas embaixadas do Brasil próximas e dentro de Israel, para ter a exatidão de quantas aeronaves serão necessárias para a evacuação.

Existe a previsão de que um KC-30 decole ainda hoje do Brasil para Roma, na Itália, onde ficará de prontidão para voar até Tel Aviv para realizar o resgate. Apesar da chegada em Israel não estar confirmada, o plano seria sair do país no final da tarde, permitindo o deslocamento terrestre dos brasileiros durante o dia.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias