FAB inicia processo de licitação para aquisição de dois Airbus A330 MRTT

Foto: Airbus

No Diário Oficial da União de 27 de janeiro, a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou o processo de licitação para aquisição de dois Airbus A330-200 e sua posterior conversão para a variante Multi-Role Transport Tanker (MRTT).

A licitação exige que a data de fabricação das aeronaves sejam posteriores a 1º de janeiro de 2014, para garantir a compatibilidade de conversão. Os dois A330 MRTT permitirão que a FAB recupere as capacidades de transporte de fuselagem larga, perdidas após o término do arrendamento de três anos de um Boeing 767 em 2019.

Como lembra o site parceiro Aviacionline, o programa, chamado de KC-X3 considerou duas opções: Boeing KC-46 e Airbus A330-MRTT. Em maio de 2021, o Ministério da Defesa do Brasil avançou com a recomendação de comprar duas aeronaves usadas e descartar a exigência de compensações, devido à baixa quantidade de unidades.

Essa aeronave fornecerá à FAB recursos de reabastecimento de longo alcance para sua frota, incluindo aos recém-adquiridos F-39 Gripen NG. 

As entregas devem começar em 2023/24, pois a licitação está apenas começando e o processo de conversão – a ser realizado em Getafe, na Espanha – demanda cerca de 18 meses por aeronave, sem considerar a atual carteira de pedidos do MRTT.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias