FAB planeja aposentar caça F-5 com quase 60 anos de voo

A saída do mais longevo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) já esta planejada e será próximo do seu aniversário de 60 anos. A medida que os novos caças F-39 Gripen, fabricados pela sueca SAAB, chegam ao país, a FAB vai renovando seu inventário e dará baixa nos caças AMX A-1M e F-5 Tiger II.

O ítalo-brasileiro AMX será o primeiro a sair, conforme os militares revelaram à Revista Tecnologia & Defesa. O único jato de ataque ao solo da FAB tem previsão de operação por mais 2 anos, devendo dar baixa da força em 2025.

Por sua vez, mais uns anos adiante, em 2029, será a vez do F-5E Tiger II, sendo que o primeiro de todos os Tiger II do mundo está na própria FAB, e terá no ano da aposentadoria programada para quando chegar aos 57 anos de idade.

Este cronograma, porém, é uma previsão, já que o próprio F-5 teve sua vida útil postergada algumas dezenas de anos, e outros como o Mil Mi-35M Hind (AH-2 Sabre) e o Mirage 2000 ficaram menos de 10 anos na força, menos do que o planejamento inicial.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias