Representantes da Azul, Gol e Latam se reúnem com prefeito de Caxias do Sul (RS)

Aeroporto Regional Hugo Cantergiani – Imagem: Andréia Coppini / Prefeitura de Caxias do Sul

O prefeito de Caxias do Sul (RS), Adiló Didomenico, recebeu, no Salão Nobre do Centro Administrativo, representantes das companhias aéreas que operam voos atualmente no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani.

A reunião, que ocorreu na manhã da última terça-feira (25), foi uma aproximação entre poder público e empresas aéreas, objetivando transparência na comunicação às vésperas da cerimônia de outorga do terminal do aeroporto ao município de Caxias do Sul, que ocorre nesta sexta-feira (28/04), com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Alex Yuri Boff, supervisor da Azul Linhas Aéreas, destacou o fortalecimento da parceria entre empresa e Prefeitura, prevendo novos investimentos. “No passado, Caxias do Sul já foi uma das operações mais rentáveis da empresa, com quatro voos diários. Hoje, só há um voo, mas iremos trocar a aeronave e passaremos de 110 para 180 assentos”, assegura.

Boff também reiterou que espera, com a outorga do terminal ao município, que o poder público possa investir na melhoria da infraestrutura aeroportuária. “As principais demandas são pintura e recapeamento da pista”, define.

Opinião similar é compartilhada pelo supervisor da Gol Linhas Aéreas, Anderson Cardoso Davila. Para ele, o atual terminal carece de melhorias na infraestrutura. Todavia, diz que a empresa já estuda novos voos, dentre os quais o retorno da malha aérea ligando Caxias do Sul ao Rio de Janeiro.

Andrieli Noronha, supervisora da Latam, destaca o desejo da companhia para operar voos maiores a partir da cidade. “Hoje, temos oferta de voos com aeronaves A319 e A320. A primeira comporta cerca de 140 passageiros, enquanto a segunda, 170. Temos a intenção de operar voos com o A321, cuja capacidade gira em torno de 220 passageiros com a aeronave cheia”, pontua.

O prefeito Adiló agradeceu os apontamentos e confirmou que o município tem a intenção de promover investimentos no terminal. Também reiterou o trabalho que a Administração faz em relação ao futuro aeroporto de Vila Oliva. “A outorga do terminal para Caxias faz com que possamos tecer investimentos. Nós precisamos nos ajudar. Atualmente, a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) analisa os documentos. Tão logo as licenças saiam, o município vai licitar a terraplanagem do novo aeroporto. Queremos começar essa etapa ainda em 2023”, garantiu Adiló.

Informações da Prefeitura de Caxias do Sul

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias