Falha de motor do avião com pintura da Seleção no Aeroporto Santos Dumont leva a decolagem abortada; assista

O Boeing 737 parando na pista durante a rejeição de decolagem, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Aviation TV

Um problema de motor durante a aceleração resultou em uma rejeição de decolagem no final da tarde de ontem, 2 de setembro, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, como foi visto ao vivo por quem assistia à transmissão do canal Aviation TV no YouTube.

O momento pode ser conferido novamente na gravação disponibilizada a seguir, acompanhada das comunicações da frequência de controle de tráfego aéreo:

Conforme as cenas acima, o Boeing 737-800 de matrícula PR-GUM, da GOL Linhas Aéreas, que leva em sua fuselagem a pintura de “Transportadora Oficial da Seleção Brasileira”, partia às 17h47 para o voo G3-1497, rumo a Salvador, quando houve o incidente.

Poucos segundos após o começo da aceleração, o piloto reportou ao controlador de tráfego aéreo que a decolagem foi abortada, e este imediatamente instruiu a arremetida de outra aeronave que se aproximava e pousaria após a decolagem do PR-GUM.

A gravação então mostrou o Boeing 737 parando sobre a pista e, no momento em que o automatismo da câmera retornou para a posição da cabeceira, foi possível ver a aeronave efetuando uma curva, conforme o procedimento padrão de arremetida.

Em seguida, o controlador perguntou se o PR-GUM poderia taxiar por meios próprios para livrar a pista, e o piloto respondeu afirmativamente. Por fim, o controlador perguntou sobre o motivo da decolagem abortada, e o pilotos explicou que houve uma falha do motor número 1 (motor esquerdo).

O incidente não causou mais do que alguns minutos de paralisação das operações do Santos Dumont, pois logo já foi possível ver a liberação para a decolagem do próximo voo que aguardava para partir.

Diante do problema com a aeronave, a GOL alocou outro jato para realizar o voo G3-1497, que partiu para Salvador às 20h40. Quanto ao PR-GUM, até a publicação dessa matéria na manhã deste domingo, 3 de setembro, não havia registro de voo nas plataformas de rastreamento online, indicando que ele permanecia em solo no Santos Dumont.

O AEROIN entrou em contato com a GOL, que forneceu as seguintes informações:

“A GOL informa que a aeronave que realizaria o voo G3 1497 (SDU-SSA), na tarde do último sábado (03/09), apresentou um problema técnico e descontinuou a decolagem.

A Companhia reitera que direcionou a aeronave para manutenção e ofereceu todas as facilidades aos Clientes do voo, que posteriormente seguiram viagem ao destino final em outra aeronave, que pousou sem quaisquer intercorrências em Salvador às 22h38.

A GOL reforça que todos os procedimentos foram realizados com foco total na Segurança, valor número 1 da Companhia.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Estudante comemora após Justiça permitir que embarcasse em voo da LATAM...

0
Para a Justiça, o animal é inofensivo e sem agressividade, por isso se encaixa na norma da ANAC na categoria 'animal de estimação'.