Falha nos comandos leva pilotos de A320 da Azul a alternarem de aeroporto

Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido no incidente

A Azul Linhas Aéreas reportou ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) um incidente no início deste mês, no qual uma de suas aeronaves sofreu uma falha técnica nos comandos. A ocorrência aconteceu com um Airbus A320neo registrado sob a matrícula PR-YSI, que estava realizando o voo AD-4617. O jato partiu de Florianópolis, em Santa Catarina, e tinha como destino o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, no último dia 1º de junho.

De acordo com informações contidas no banco de dados do CENIPA, a aeronave decolou de Florianópolis com 136 passageiros e 6 tripulantes. Durante a fase de voo de cruzeiro, o Airbus apresentou a mensagem de falha no sistema do leme, dispositivo responsável pelo movimento em torno do eixo vertical.

Diante da anormalidade, a tripulação iniciou os procedimentos previstos nos checklist e manual da Airbus e decidiram que a melhor decisão era alternar o voo para o Aeroporto Internacional do Galeão. O pouso ocorreu sem novas intercorrências.

A aeronave permaneceu no solo até a noite do dia 1°, tendo realizado um voo para Recife, em Pernambuco. O CENIPA classificou o tipo de ocorrência como falha nos comandos de voo.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias