Uma arrecadação solidária está sendo feita para poder transferir uma brasileira que teve doença rara nos EUA e precisará de uma UTI Aérea. O caso da Claudia de Albuquerque Celada, conhecida como Cacau, é de botulismo, uma rara doença causada por uma bactéria que pode estar presentes em alimentos mal condicionados.
Ela estava em Aspen, no Colorado, fazendo um intercâmbio e trabalhando com au-pair, quando começou a passar mal e foi encaminhada à um hospital, onde começou a ter paralisa em decorrência do botulismo.
Hoje, ela está estabilizada num hospital em Denver, capital do Colorado e respira com ajuda de aparelhos. Uma vaquinha foi iniciada para custear o transporte dela em avião ambulância dedicado para o Brasil, a fim de continuar o tratamento na sua terra natal.
Apesar de ter seguro saúde nos EUA, o limite global já foi ultrapassado e não inclui o custo de uma UTI Aérea. O hospital onde Cacau está disse que custeará o valor da ambulância aérea, mas que a conta da internação está em torno de US$2,5 milhões de dólares, pouco mais de R$13 milhões de reais na cotação atual.
A vaquinha está sendo feita para o custeio da UTI Aérea e/ou para o pagamento das despesas médicas no Colorado. Mais detalhes sobre a situação da Cláudia podem ser vistos no perfil da sua irmã no Instagram.