Filme dramático sobre o desastre do Boeing 737 MAX estreia no Amazon Prime

Imagem: Amazon Studios

Um novo documentário lançado pela Amazon Studios conta a trágica história do acidente do Boeing 737 MAX do voo 302 da Ethiopian Airlines, através da perspectiva do jornalista vencedor do Prêmio Pulitzer Dominic Gates, das famílias das vítimas e seus advogados com a adição de informações de ex-funcionários da Boeing.

O filme “Flight/Risk” (ou “Risco de Voo”, no Brasil) é um documentário que acompanha pessoas comuns em meio a uma tragédia global após dois terríveis acidentes com novos Boeing 737 MAX, que ocorreram com apenas cinco meses de diferença. Os dois casos semelhantes resultaram na perda combinada de 346 pessoas. 

A história é desenrolada através de múltiplas perspectivas e ganha contornos dramáticos ao se apoiar na experiência do escritório de advocacia Kreindler, que representa 34 famílias que perderam entes queridos no acidente da Ethiopian Airlines em 2019. O corpo jurídico conta com os advogados Daniel Rose e Brian Alexander, ambos também são pilotos com milhares de horas de voo treinados pelo Exército dos EUA, trazendo uma perspectiva única. 

Assista ao trailer do filme do Amazon Prime documentário “Flight / Risk”:

A disputa entre a Boeing e as famílias

Na ação movida contra a Boeing em 2019, as famílias das vítimas dizem que a Boeing colocou os interesses financeiros de seus acionistas acima da segurança dos passageiros e tripulantes. 

A Boeing apressou o projeto, a produção e a certificação do Boeing 737 MAX, declarou erroneamente ao público, aos clientes da FAA e da Boeing que o avião era seguro para voar, e continuou a dizer isso mesmo após a segundo acidente do Boeing 737 MAX. 

Os demandantes dizem que a Boeing estava ansiosa para colocar o avião em serviço rapidamente, já que via o novo avião como a melhor arma em sua guerra por participação de mercado com a rival europeia Airbus e sua nova aeronave A320neo.

As ações judiciais decorrentes do incidente, ainda não resolvidas, estão marcadas para julgamento no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte de Illinois, a partir de março de 2023.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias