“Finalmente poderemos avaliar a causa dos danos”, afirma Qatar sobre os Airbus A350

Airbus A350-900

A Qatar Airways emitiu um comunicado nesta quinta-feira, 26 de maio, informando que está satisfeita com a decisão proferida pelo Supremo Tribunal do Reino Unido, que julga a disputa entre a companhia árabe e a fabricante europeia.

“Entramos nesse processo para garantir um processo rápido e divulgação antecipada da Airbus, que nos dará uma visão sobre a verdadeira natureza da degradação da superfície que afeta os A350”, descreve a Qatar em sua nota desta semana.

A empresa se diz extremamente satisfeita pelo Tribunal ter garantido que, finalmente, ela poderá avaliar a causa dos danos em suas aeronave, e pelo fato de que o julgamento acelerado fornecerá uma resolução rápida dessa “disputa sem precedentes”.

“A Qatar Airways continua comprometida com sua missão coletiva de alcançar ‘Excelência em tudo o que fazemos’ em todos os níveis de nossa companhia aérea. Nosso compromisso com a segurança de nossos passageiros e tripulantes permanece no centro de tudo o que fazemos”, finaliza a companhia.

A nota da empresa foi emitida depois que o juiz disse que há “interesse público” no resultado da disputa. “Não tenho dúvidas de que este caso deve ser julgado o mais rápido possível”, disse o juiz David Waksman, apoiando o pedido da companhia aérea por um julgamento rápido.

Apesar do ponto positivo para a companhia aérea, por outro lado, segundo reporta a Reuters, o juiz se recusou a ordenar, conforme também solicitado pela Qatar, que a Airbus pare de tentar entregar mais A350 formalmente à companhia aérea, ou que se abstenha de revender aeronaves não entregues, enquanto a disputa se arrasta.

A decisão processual significa que a Airbus está livre para tentar acionar cláusulas de pagamento à medida que mais aviões são construídos, e que também pode tentar vender para outras companhia os A350 que a Qatar rejeitou.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Piloto do Jumbo que “quicou” na pista em pouso duro estava...

0
O forte pouso do Jumbo em Los Angeles que chamou a atenção do mundo foi causado por um piloto em treinamento, segundo a companhia aérea.