Força Aérea Brasileira vai à Europa participar da reunião de operadores do caça Gripen

F-39 Gripen – Imagem: Saab

A Força Aérea Brasileira (FAB) marcou presença na 2ª Conferência do Gripen User’s Group (GUG) realizada em Praga, na República Tcheca, de 13 a 15 de novembro de 2023. O evento reuniu representantes das Forças Aéreas dos países membros, incluindo Suécia, Hungria, República Tcheca, Tailândia e Brasil. Além disso, contou com a participação da renomada Empresa Saab e da Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV).

A delegação da FAB, composta por um Oficial-General e cinco Oficiais Superiores, representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Comando de Preparo (COMPREP), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), desempenhou um papel ativo nas discussões e intercâmbios realizados durante o evento.

Dentre as atividades, a comitiva participou ativamente das reuniões do Grupo de Aquisição, Desenvolvimento e de Trabalho Operacional, bem como dos Subgrupos Operacional e Técnico. Por meio de apresentações e debates, os representantes compartilharam a situação atual das frotas de Gripen C/D dos países operadores. O destaque ficou para a apresentação da delegação brasileira, que abordou o status do Gripen E em seu processo de desenvolvimento e implantação.

O Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Renato Alves de Moraes, liderou a comitiva brasileira e destacou a importância desses encontros: “O aprendizado operacional, doutrinário e logístico obtido com a interação entre as Forças Aéreas participantes é uma oportunidade ímpar proporcionada pelas conferências do GUG. Durante esses eventos, é possível compreender melhor as peculiaridades de cada operador, o que agrega ensinamentos, proporcionando uma visão mais ampla, tão necessária no processo de implantação da aeronave.

Realizadas semestralmente em um dos países membros, as conferências do Gripen User’s Group representam uma iniciativa entre as Forças Aéreas que operam a aeronave de fabricação sueca. Nelas, representantes das Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul, Tailândia e Brasil compartilham suas experiências no preparo e emprego do caça supersônico.

Com o foco na troca de informações, é estabelecida uma cooperação mútua com ganhos na eficiência operacional e em aspectos técnicos do projeto. Ademais, são exploradas possibilidades de futuras cooperações, incluindo programas de aquisição conjunta relacionados ao emprego da aeronave Gripen.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias