Fraport solicita renegociação de contrato com a ANAC devido aos prejuízos no Aeroporto de Porto Alegre

Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Imagem: Fraport Brasil

A concessionária Fraport, empresa responsável pela administração do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, apresentou um pedido de renegociação dos termos de seu contrato à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A solicitação foi motivada pelos prejuízos decorrentes das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul recentemente.

O pedido foi confirmado pela ANAC na última terça-feira (21), conforme apurou o g1. A agência declarou que está avaliando o pleito, reconhecendo a justificativa apresentada pela Fraport. “Na análise serão avaliados: a questão securitária relacionada ao sinistro observado, os prejuízos causados pelas enchentes e os custos de reconstrução do aeroporto“, informou a ANAC.

A agência destacou que a situação é considerada um caso de “força maior”, o que possibilita a compensação financeira à concessionária do aeroporto. No entanto, ainda não é possível determinar a extensão completa dos danos sofridos pelo Aeroporto Salgado Filho. “A situação só poderá ser avaliada após a diminuição de todo volume de água no complexo aeroportuário”, explicou a ANAC.

As operações no Aeroporto Salgado Filho estão suspensas desde o início do mês. Na última quarta-feira (22), a ANAC publicou uma portaria proibindo temporariamente as operações de pouso e decolagem no aeroporto.

Sobre os termos da renegociação, o Ministério de Portos e Aeroportos esclareceu que “a estratégia quanto à forma de eventual reequilíbrio econômico-financeiro do contrato ainda está em discussão entre os atores envolvidos“.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias