Fumaça se apresenta em Belém nesse domingo em comemoração ao Círio de Nazaré

Quatrilho da Esquadrilha da Fumaça

Para comemorar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, uma das maiores manifestações católicas do mundo, que acontece anualmente na cidade de Belém (PA), a Força Aérea Brasileira (FAB) irá prestigiar a celebração com uma demonstração do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a Esquadrilha da Fumaça.

Marcada para este domingo, 9 de outubro, às 9h, na Estação das Docas, esta será a segunda apresentação dos modernos A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça na celebração católica que atrai milhares de pessoas todos os anos.

A última vez em que os aviões da FAB, que levam a bandeira do Brasil na cauda, estiveram presentes no evento foi em 2021, porém, foram feitas apenas passagens baixas e não houve uma demonstração, por conta da pandemia. Nesta edição 2022, os aviões retornam para uma apresentação com cerca de 35 minutos de duração e em torno de 50 acrobacias com manobras arrojadas.

O Círio de Nazaré é uma celebração religiosa tradicionalíssima, está em sua 230º edição e, para nós da Esquadrilha da Fumaça, estar representando a Força Aérea Brasileira e poder abrilhantar ainda mais uma festa tão bonita que atrai milhares de pessoas é um privilégio e motivo de orgulho”, comenta o Capitão Aviador Felipe Augusto Kawka, piloto da posição número #5 da Esquadrilha da Fumaça.

Os militares do Esquadrão de Demonstração Aérea chegarão na capital paraense no sábado (08) e os aviões A-29 Super Tucano ficarão sediados na Base Aérea de Belém, de onde sairão no dia seguinte para a demonstração aérea.

Além de Belém, a Esquadrilha ainda tem mais duas demonstrações agendadas para este mês de outubro. No dia 16, às 15h, o grupo se apresenta no tradicional Domingo Aéreo do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), que acontecerá no Aeroporto Campo de Marte, na capital paulista.

Vale destacar que para este evento a entrada será somente permitida a quem tiver reservado seu ingresso/ticket, disponível gratuitamente pela internet. Clique aqui para mais informações.

Encerrando a agenda de outubro, a Fumaça tem uma demonstração agendada em Caldas Novas, em Goiás, no dia 22, que acontece às 16h, no Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães. A apresentação faz parte das comemorações ao 121º aniversário do município.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Com passagens a US$ 1, companhia aérea incentiva turistas a conhecer...

0
A Wingo, companhia aérea colombiana, lançou na sexta-feira (27) sua primeira edição de promoções, o Wingo Sale, com tarifas líquidas de apenas