Fuselagem do SSJ totalmente construída com componentes russos está pronta

Avião Sukhoi Superjet SSJ100
Imagem: Sukhoi

A fuselagem da primeira aeronave Sukhoi Superjet (SSJ) New, que é totalmente construída com componentes fabricados no país, está pronta, disse uma fonte próxima à corporação estatal Rostec à agência estatal de notícias TASS. Peça chegará ao aeródromo de Zhukovsky para testes no Instituto Aerohidrodinâmico Central N. Zhukovsky (TsAGI) esta semana.

“A primeira fuselagem do SSJ New está pronta. Agora a United Aircraft Corporation está preparando seu transporte para Moscou, espera-se que chegue ao aeródromo de Zhukovsky esta semana. Serão entregues por aeronaves de transporte para testes de resistência em um instituto especializado em aviação”, disse a fonte.

Antes, o Ministério da Indústria e Comércio russo anunciou que esperava receber um certificado de tipo (um documento que permite que a aeronave comece a operar) para a nova versão da aeronave SSJ totalmente construída com componentes nacionais no final de 2023.

A aeronave SSJ New é uma modificação da aeronave Superjet 100 com participação máxima de substituição de importação. O Ministério da Indústria e Comércio iniciou o projeto Superjet New após a introdução de sanções ocidentais contra a Rússia. 

Como parte da substituição de importação de componentes, a Rússia espera melhorar os processos relacionados com a fiabilidade dos sistemas, maior segurança e manutenção da aeronavegabilidade.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias