Gigante avião Antonov An-124 modernizado pode ser equipado com motores russos PD-35

Foto: Ministério da Defesa da Rússia

O motor russo PD-35 de alto empuxo pode ser instalado em modelos de aeronaves de transporte pesado e no An-124-100 modernizadas. O comandante da aviação de transporte militar (MTA), tenente-general Vladimir Benediktov, relatou isso ao ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, conforme matéria da agência estatal TASS.

Em Ulyanovsk, Shoigu verificou a implementação da ordem de defesa do estado na empresa Il-Aviastar PJSC, inspecionou a produção da aeronave Il-76MD-90A e o reparo do An-124-100.

O chefe da UAC (United Aircraft Corporation), Yuri Slyusar, na oficina de reparo e manutenção de aeronaves relatou ao Ministro da Defesa russo sobre o trabalho planejado na aeronave An-124-100 Ruslan. Sergei Shoigu especificou o tipo de motores que são planejados para serem instalados em modelos promissores de aeronaves de transporte pesado, bem como durante o reparo e modernização do An-124-100.

O comandante da aviação militar, tenente-general Vladimir Benediktov, informou que “existem agora duas opções de configuração – ou o D-18T modernizado ou o PD-35”.

Em 2018, Yuri Borisov, que atuou como vice-primeiro-ministro da Federação Russa (agora chefe da Roscosmos), informou que a Rússia poderia retomar a produção da aeronave superpesada An-124 Ruslan. 

Ele lembrou que as aeronaves serão “digitalizadas” e novos motores PD-35 serão instalados nelas. Segundo ele, o An-124 poderá operar até 2050, se, principalmente, a cabine da aeronave for modernizada, a aviônica for trocada e o problema do motor D-18 for resolvido. 

Borisov também esclareceu que o An-124 foi 80% produzido na Rússia, enquanto os motores D-18 desta aeronave foram fabricados na Ucrânia. Nesse sentido, segundo Borisov, é preciso resolver o problema da substituição de importações de motores.

O An-124 foi projetado de acordo com o projeto de uma aeronave quadrimotora de corpo largo e asa alta com asa varrida, cauda de aleta única e trem de pouso multi-rodas. Equipado com quatro motores turbojato D-18T sob a asa, produzidos pela Zaporozhye Engine Plant (Motor Sich PJSC, Zaporozhye).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias