GOL coloca aviso em aeroportos para tentar inibir passageiros barraqueiros

Os passageiros que quiserem arrumar confusão na GOL estarão avisados antecipadamente que poderão ser contidos pela Polícia.

A notícia vem após o ataque de fúria de passageiros (alguns dos quais vistos na imagem acima) nos check-ins da GOL pelo Brasil, longo das últimas semanas. Além desses, há de se lembrar que outros casos também foram registrados no Brasil, na KLM (o caso do coelho) e na concorrente Latam.

Para tentar coibir tais atos, a empresa passou a colocar um aviso em seus pontos de atendimento no aeroporto. A placa diz bem claro: “Nossos colaboradores são orientados a acionar a segurança local e impedir o embarque do passageiro que coloca em risco a sua segurança e dos demais clientes”.

Em seguida, é definido o que seria o passageiro indisciplinado, baseado no Decreto 7.168 de 2010, parte do Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita.

Passageiro indisciplinado é aquele que “não respeita as normas de conduta em um aeroporto e/ou a bordo de uma aeronave, o que não respeita as instruções da equipe de aeroporto, dos membros da tripulação, e por conseguinte, perturba a ordem a disciplina no aeroporto ou a bordo da aeronave”.

A GOL é a primeira empresa brasileira a tomar uma medida desta natureza. No Brasil, ao contrário dos EUA, as empresas não podem fazer uma chamada blacklist e banir os passageiros indisciplinados de seus voos. Por aqui, não é permitido recusar a prestação de serviço de transporte aéreo regular.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias