GOL Linhas Aéreas reduz voos para Córdoba e Rosário, na Argentina

A Gol Linhas Aéreas está reduzindo os seus voos de São Paulo (Guarulhos) para Córdoba e Rosário, na Argentina entre fevereiro e março deste ano. As frequências do Rio de Janeiro para ambas as cidades portenhas serão mantidas. É o que mostra um levantamento do site Aviacionline.

A GOL reduzirá de três para duas frequências semanais nos dois destinos partindo de Guarulhos (GRU). A empresa informou que modificará os sistemas de reservas para refletir o ajuste na malha. As operações para Córdoba podem ser compensadas com a Aerolíneas Argentinas, já que opera com dois voos semanais (terças e sábados) e possui acordo de code-share com a companha brasileira.

GOL na Argentina

Atualmente, a GOL é uma das empresas com maior oferta de destinos brasileiros na Argentina, operando a partir de Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro para Buenos Aires (Aeroparque e Ezeiza).

No interior da Argentina, a GOL opera para Mendoza partindo de São Paulo; Córdoba de Florianópolis, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro; e Rosário de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

Segundo a ANAC Argentina, em 2022, a GOL transportou 441.025 passageiros, com uma taxa de ocupação de 80%.

A empresa não comunicou os motivos da redução de seus voos em Córdoba e Rosario. Mas, de acordo com dados obtidos pela ANAC Argentina, no final de novembro a GOL retornou em ambas as cidades argentinas e durante o primeiro mês de operação apresentaram baixas taxas de ocupação.

O primeiro mês de operação em Córdoba e Rosário movimentou os seguintes números de passageiros e ocupações:

  • Córdoba – São Paulo/Guarulhos; 3.097 / 52%, com três voos semanais.
  • Córdoba – Rio de Janeiro/Galeão; 3.404 / 60% com quatro voos semanais.
  • Rosário – São Paulo/Guarulhos; 1.795 / 35%, com três voos semanais.
  • Rosário – Rio de Janeiro/Galeão; 2.782 / 43%, com quatro voos semanais.

As quatro rotas são majoritariamente utilizadas por argentinos e a situação macroeconômica da Argentina reflete o baixo desempenho das operações. Onde há maior movimentação de estrangeiros, há melhor fator de ocupação.

Pelo exposto acima, isso se reflete nas operações da GOL para Mendoza, que encerraram o ano de 2022 com 30.164 passageiros transportados e taxa de ocupação de 74%. Segundo a ANAC Argentina, entre janeiro e outubro de 2022 movimentou 92% de estrangeiros e o restante de argentinos. No entanto, as rotas de Buenos Aires apresentam melhores taxas de ocupação para destinos turísticos, principalmente Fortaleza e Florianópolis, que ultrapassam de 90%.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias