Governo deve lançar “plano de redução nas passagens aéreas” com mudanças na bagagem

Ainda neste mês, o Governo Federal deve anunciar detalhes de um plano para reduzir as tarifas aéreas no Brasil, com apoio das companhias aéreas.

Foto – DepositPhotos

Uma das grandes promessas do Presidente Lula durante a campanha era que a população mais pobre iria voltar a voar. O primeiro plano, feito com o então Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, seria oferecer passagens a R$200 para assentos vazios nos voos, visando atender aposentados e estudantes.

No entanto, com a troca de ministro e demora na implementação do site para emissão, o programa “Voa Brasil” ficou de lado, colocado em banho-maria e deverá sair apenas no ano que vem, se de fato acontecer.

Neste meio tempo, o novo ministro, Silvio Costa Filho, tem cobrado das companhias aéreas um aumento excessivo das passagens, que tem sido computado pelo IBGE e empurrado a inflação para cima nos últimos meses.

Após reuniões com a Azul, GOL e LATAM, ficou definido que as empresas iriam apresentar propostas para redução da passagem, principalmente do valor máximo atingido. Agora, segundo o jornalista Lauro Jardim do O Globo, o pacote com as propostas separadas de cada companhia aérea será apresentado ao público no próximo dia 20.

Dentre as propostas que deverão vir no pacote, está o aumento da validade das milhas aéreas, cobrança de bagagem despachada de forma diferenciada (provavelmente com faixas de valor de acordo com peso), além de descontos mais agressivos na compra de passagem antecipada.

Não está claro até o momento se as propostas serão adotadas pelas 3 companhias aéreas e quando elas começarão a valer, e qual seu efeito prático, mas o governo espera que as medidas ajude a segurar a alta constante das passagens aéreas e mantenha a inflação mais controlada.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias