* ATUALIZADO com a nova programação da aeronave.
A empresa russa Aviacon Zitotrans, especializada no transporte aéreo de cargas, solicitou voos especiais fretados para a próxima semana, que prevêem paradas em Belém do Pará. As operações, que já constam do registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A aeronave que operará o voo será um Ilyushin IL-76, cujo projeto remonta da era soviética.
A programação do voo AZS-8101 prevê pouso em Belém no dia 5 de maio às 19h locais, proveniente de Lima, no Peru, onde será embarcada a carga. Apenas duas horas depois, o quadrimotor decola rumo à Ilha do Sal. A escala na cidade paraense tem por objetivo o reabastecimento, previsão de carga e descarga.
Transporte de cargas perigosas e proibidas
A operadora da voo é a Aviacon Zitotrans, ou simplesmente Aviacon Air Cargo, empresa fundada em 1995 e especializada na operação de aeronaves Ilyushin-76, possuindo a maior frota comercial do modelo da Rússia, com seis unidades. Sua sede operacional é no Aeroporto Internacional de Koltsovo, em Ecaterimburgo.
Desde 2001, a Aviacon Zitotrans trabalha no mercado internacional de frete aéreo e fornece transporte de cargas humanitárias, comerciais e militares na Europa, Ásia, África, América Latina e Oriente Médio. A empresa possui licença para transporte de mercadorias perigosas e proibidas.
Conforme menciona o site da empresa, os seus principais clientes são a DHL, Rosoboronexport, Ministérios de Defesa dos países da ISAF, grandes empresas de telecomunicações e petróleo e gás. A empresa participa regularmente de operações de manutenção da paz e humanitárias para a ONU.
Um russo de codinome “Candid”
O apelido acima é a forma carinhosa como o avião é conhecido pelos países da OTAN, mas basta uma análise de suas característica para concluir que de cândido ele não tem nada.
É uma máquina capaz de operar em qualquer tipo de pista de pouso ou meteorologia, desenhado na antiga União Soviética em meados dos anos 1960 com o objetivo de levar máquinas pesadas para áreas remotas e mal servidas da região. As versões militares do Il-76 têm sido amplamente usadas na Europa, Ásia e África, incluindo o uso como tanque de reabastecimento aéreo ou centro de comando.
O Il-76 também é vastamente empregado como um cargueiro comercial, especialmente para itens grandes ou pesados que não podem ser transportados de outra forma. Também tem sido usado como um transporte de resposta a emergências para evacuações civis, bem como para ajuda humanitária e socorro em todo o mundo.
Devido à sua capacidade de operar em pistas não pavimentadas, tem sido útil em áreas não desenvolvidas. Modelos especializados também foram produzidos para combate aéreo a incêndios e treinamento zero-G.
Se você sabe o motivo dessa visita especial, conte para nós.