Grandes nomes da indústria de frete aéreo se unem e criam o OpenCargoLab; o novo Airbus A350F faz parte do projeto

Concepção gráfica de um Airbus A350F – Imagem: Divulgação / Airbus

A Airbus informa hoje, 13 de março, que lançou o OpenCargoLab, uma iniciativa colaborativa com parceiros líderes dos setores de aviação, logística e manuseio (ground handling), com foco em todo o ecossistema de frete aéreo.

A colaboração envolve uma equipe composta por especialistas da CHAMP Cargosystems, da Fraport, da KLM Cargo, da Kuehne+Nagel e da Swissport. Juntos, os parceiros trabalharão para impulsionar conceitos digitais que poupam recursos, contribuindo para processos de frete aéreo mais resilientes e eficientes.

Anunciado no Simpósio Mundial de Carga da IATA em Hong Kong, que começou ontem, 12 de março, e segue até amanhã, 14, o OpenCargoLab apoia a previsão da Airbus, que espera que o mercado global de carga cresça 50% até 2042.

Especificamente para a Ásia-Pacífico, o crescimento rápido e contínuo da economia da região significa que este mercado segue altamente promissor para os negócios modernos de frete aéreo com hubs com experiência digital.

A Airbus antecipa a demanda por cerca de 400 cargueiros de fuselagem larga (widebody), no total de exemplares novos e convertidos, na Ásia-Pacífico durante os próximos 20 anos. Isto representa mais de 25% da demanda global por 1.490 aeronaves de carga no segmento acima de 40 toneladas.

Como parte da iniciativa OpenCargoLab, a Airbus também avaliará soluções digitais, como realidade aumentada e robótica, com objetivo de otimizar a conectividade de dados em geral e, por exemplo, o transporte de mercadorias perigosas em particular.

Além disso, o OpenCargoLab contribuirá para o futuro design e desenvolvimento de aplicações do modelo A350F da Airbus.

Apenas dois anos e meio após o lançamento, a carteira de encomendas deste cargueiro totalmente novo e de próxima geração chega a 50 encomendas firmes de nove clientes, à medida que a Airbus expande a sua quota de mercado neste segmento altamente competitivo.

Marvin Ehrmann, chefe do OpenCargoLab da Airbus, afirma:

“Com o OpenCargoLab, nos beneficiamos de um laboratório de ideias (think tank) amplo para o mercado de carga em crescimento dinâmico e, portanto, de um ambiente ágil para o desenvolvimento de inovações que conectam o mercado de frete aéreo de hoje e de amanhã. Estou entusiasmado por ter estabelecido uma plataforma de liderança inovadora onde parceiros experientes podem impulsionar o setor de frete aéreo para se tornar ainda mais eficiente, sustentável e conectado.”

Para testar as descobertas desenvolvidas no OpenCargoLab, um campo de teste inovador para validar estes novos conceitos tecnológicos está atualmente estabelecido no local de competência de Carga da Airbus em Bremen, Alemanha, conhecido pelo desenvolvimento de sistemas de carregamento de carga ou sistemas de acionamento de portas de carga. Uma réplica, por exemplo, da fuselagem do A350F com a grande porta de carga incluída será instalada no novo Centro de Testes de Carga do local até o final de 2024.

Informações da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

ANAC quer saber o que a sociedade tem a dizer sobre...

0
A ANAC realizará uma sessão pública presencial para ouvir a sociedade e todos os interessados na discussão das regras gerais para o