Greve dos tripulantes de voo continuou nessa sexta, após rejeição de nova proposta de CCT

Aeroporto de Congonhas – Imagem meramente ilustrativa – Fonte: Infraero

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que representa os tripulantes de voo brasileiros, como pilotos, comissários e engenheiros de voo, informou que a votação realizada online na noite da quinta-feira, 22 de dezembro, resultou na rejeição da mais recente proposta para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/23 da aviação regular.

Segundo o SNA, os aeronautas rejeitaram a proposta com 59,25% de votos contrários, 40,02% de votos favoráveis e 0,73% de abstenções. Participaram da deliberação 5884 votantes, número superior à votação anterior, segundo Henrique Hacklaender, presidente do Sindicato.

O SNA informou que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) apresentou uma proposta de renovação da CCT da aviação regular que previa reajuste de 100% do INPC (5,97%) nos salários fixos e variáveis + 1% de aumento real, a incidir também nas diárias nacionais, piso salarial, seguro, multa por descumprimento da Convenção e vale-alimentação. Para o teto de recebimento, reajuste de 100% do INPC (5,97%), menos 2,74%. Os reajustes propostos não incidiriam nas diárias internacionais.

A proposta previa também a renovação na íntegra das demais cláusulas sociais, sem alterações.

Diante da votação contrária, o SNA convocou os aeronautas associados da aviação regular para a continuidade da greve, que seguiu sendo realizada nessa sexta-feira, 23, nos aeroportos de São Paulo/Congonhas, Guarulhos, Campinas/Viracopos, Rio de Janeiro/Galeão, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Porto Alegre, Belo Horizonte/Confins, Brasília e Fortaleza, das 6h às 8h.

Tomando como exemplo o aeroporto de Congonhas, conforme dados da plataforma FlightRadar24 de rastreamento de voos, das 6h até por volta das 8h15 dessa sexta-feira, cerca de 50 voos tinham partidas programadas em Congonhas, sendo que 4 foram cancelados, 12 tiveram atraso de mais de meia hora, chegando a até duas horas, e 16 tiveram atraso inferior a meia hora.

O vídeo a seguir mostra a live que foi feita pelo Sindicato nessa madrugada de sexta-feira para apresentar o resultado da votação:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias