Guarnição de Aeronáutica de Recife revitaliza aeronaves militares monumentos em projeto de restauração

HS-125 Hawker – Imagem: Força Aérea Brasileira

Ao longo do ano de 2023, a Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) tem concentrado esforços no sentido de revitalizar e restaurar aeronaves militares monumentos, localizadas em diversas Organizações Militares (OM) sediadas no Grande Recife. Esse esforço é parte de um projeto ambicioso gerenciado pelo Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) e visa recuperar a beleza e funcionalidade desses ícones históricos.

Para dar forma a esse projeto, foi instituída a Comissão de Preservação das Aeronaves Expostas da Guarnição de Aeronáutica de Recife, por meio da Portaria COMAR2 N°48/SAdm, datada de 12 de junho de 2023. A comissão é composta por especialistas em aviação e preservação histórica, que trabalham em conjunto para garantir a execução bem-sucedida das restaurações.

As aeronaves, que ao longo do tempo sofreram com os efeitos do clima e exposição ao sol e chuva, encontravam-se deterioradas, apresentando defeitos estéticos e funcionais. O projeto abrange um amplo escopo de serviços, incluindo tratamento anticorrosivo, recuperação estrutural, pintura e polimento.

AT-26 Xavante – Imagem: Força Aérea Brasileira

Além disso, a execução do projeto conta com o suporte logístico da Base Aérea de Recife (BARF) e do Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF), que fornecem os recursos necessários para a realização das atividades.

O marco inicial das atividades foi a restauração dos modelos TF-33 Shooting Star e HS-125 Hawker, localizados em frente ao Prédio do Comando do II COMAR e do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), respectivamente. Essas aeronaves agora reluzem em sua antiga glória, servindo como inspiração para as gerações futuras.

A terceira aeronave a ser recuperada foi a AT-26 Xavante, que encontra-se no Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF). Sua localização privilegiada na orla da Praia de Boa Viagem, na zona sul da capital pernambucana, a torna uma atração para os visitantes que passam pela região.

TF-33 Shooting Star  – Imagem: Força Aérea Brasileira

O projeto tem planos ambiciosos para o futuro, com a recuperação prevista de uma aeronave HS-125 Hawker e mais cinco aeronaves AT-26 Xavante. Essas aeronaves, localizadas em instituições como o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), BARF, Prefeitura de Aeronáutica de Recife (PARF), Colégio Militar do Recife (CMR) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fernando de Noronha (DTCEA-FN), também receberão a devida atenção e cuidado para preservar sua importância histórica e cultural.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.