Helicóptero Robinson R44 que realizava pulverização cai em fazenda e mata piloto no Maranhão

Robinson R44 – Imagem ilustrativa: Tupungato, CC BY 2.5, via Wikimedia

Na manhã da última terça-feira (2), mais um trágico acidente envolvendo um helicóptero foi registrado em uma fazenda situada em Santa Luzia, cidade localizada a 294 km de São Luís, no Maranhão.

A aeronave, um Robinson R44 Astro, registrado sob a matrícula PT-YGI, de propriedade do piloto José Rondinelle da Encarnação Rodrigues, de 43 anos, estava realizando operações de pulverização sobre um matagal na própria área da fazenda, quando caiu e pegou fogo.

O piloto, que estava sozinho a bordo, não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. As circunstâncias que levaram à queda ainda não foram esclarecidas. A área onde o helicóptero estava sobrevoando, de acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), era alagada e apresentava dificuldades de comunicação. O tempo na região estava nublado no momento do acidente, o que pode ter contribuído para as condições adversas.

Uma equipe do Centro Tático Aéreo (CTA) foi enviada de São Luís, juntamente com peritos do Instituto Médico Legal (IML), para realizar o resgate do corpo de José Rondinelle. O piloto foi levado para Imperatriz, onde passará por perícia.

Segundo consulta na ANAC, o Certificado de Aeronavegabilidade do helicóptero estava suspenso e vencido desde agosto de 2020, conforme registros da agência. O documento atesta as condições de segurança operacional da aeronave.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias