Hoje famosa pelos jatinhos de alto luxo, a Gulfstream já fez aviões que foram usados por empresas aéreas

A Gulfstream sempre foi sinônimo de viagens aéreas privadas de luxo e é uma das principais escolhas para corporações, celebridades e magnatas ricos em termos de jatos executivos. Mas poucos sabem que um de seus primeiros aviões fez parte das frotas de companhias aéreas de todo o mundo, transportando passageiros e até mesmo carga.

Esse avião foi o Grumman Gulfstream I, projetado pela renomada empresa de aviação Grumman Aircraft Engineering Corporation. Apresentando motores turboélice instalados em asas baixas, o modelo podia voar a velocidades de até Mach 0.54, em altitudes de até 30.000 pés (9.000 metros), e num alcance de 2.000 milhas náuticas (3.700 km).

Originalmente fabricado para uso comercial, com capacidade para acomodar até 12 passageiros, o Gulfstream I fez seu voo inaugural em 14 de agosto de 1958 e entrou em operação um ano depois.

Durante os 11 anos de produção do modelo, 200 aeronaves foram fabricadas e prestaram serviço não apenas para empresas e indivíduos, mas também para companhias aéreas, governo, militares e até mesmo a NASA.

O Gulfstream I se mostrou ser um avião bastante versátil. Um dos aviões adquirido pela Walt Disney ganhou grande popularidade, sendo apelidado de “Mickey Mouse One” (imagem acima). Além disso, a NASA utilizou o modelo para fins de pesquisa, após configurá-lo para missões especiais.

No entanto, seu uso para o serviço de passageiros comercial é pouco conhecido. Nas décadas que seguiram a produção do Gulfstream I, a era do jato foi dominada por aeronaves como Boeing 747 e McDonnell Douglas DC-10. No entanto, muitos Gulfstream I produzidos na época acabaram na frota de companhias aéreas não apenas nos EUA, mas também em todo o mundo.

Fora dos EUA, a aeronave serviu a companhias aéreas como a Drenair, com sede em Madrid, que a utilizou também para serviços de carga. A Aeroel Airways de Israel e Cimber Air da Dinamarca foram outras clientes do modelo.

Apesar de a maioria das companhias aéreas que usaram o Gulfstream I estarem agora extintas, a empresa que produziu a aeronave, que começou como Grumman Aircraft Engineering Co e, por meio de fusões, aquisições e rebranding, passou a ser conhecida como Gulfstream Aerospace Corporation. Hoje, a fabricante de aeronaves se concentra na criação de jatos privados de última geração, famosos entre bilionários.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias