Homem sobrevive ao se esconder no trem de pouso do avião e viajar até Miami

Cenas do vídeo do momento em que o homem foi descoberto após o pouso

Um voo da American Airlines da Guatemala para Miami neste último sábado, 27 de novembro, revelou ter um passageiro adicional: um homem que havia se escondido no trem de pouso do avião.

Um vídeo repercutido pelos sites de notícias americanos mostra funcionários do aeroporto junto ao homem no momento em que ele foi descoberto depois que o avião chegou ao portão de desembarque:

O homem, que saiu do voo AA-1182 da American Airlines, foi levado de ambulância a um hospital próximo. Nas imagens, nota-se sua dificuldade em andar após o período nas condições extremas da altitude.

Segundo dados das plataformas de rastreamento online de voos, a aeronave utilizada na rota neste sábado foi o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula N970NN. O compartimento do trem de pouso da aeronave não é pressurizado e nem mesmo hermeticamente fechado, portanto, o ambiente onde o homem estava esteve sujeito a baixíssimas temperaturas e reduzida disponibilidade de oxigênio para a respiração.

O histórico do voo mostra que o jato decolou às 12h30 UTC (06h30 no horário local da Guatemala), atingiu 33 mil pés de altitude (10 mil metros) às 12h50 e permaneceu até começar sua descida às 14h15. Nesta altitude, a temperatura pode ficar em torno dos 50ºC abaixo de zero. O pouso ocorreu às 14h40 (09h40 no horário local de Miami).

Dados do voo da ocorrência – Imagem: FlightRadar24

A American Airlines disse em um comunicado: “O voo foi recebido pelas autoridades policiais devido a um problema de segurança. Estamos trabalhando com as autoridades policiais em sua investigação”.

Samuel Orozco, porta-voz da Direção-Geral da Aeronáutica Civil, autoridade de aviação civil da Guatemala, disse que o assunto ainda está sob investigação no país centro-americano e não pode fornecer mais detalhes no momento.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration) disse a uma afiliada local da NBC  que “segundo dados até fevereiro de 2021, 129 pessoas tentaram se esconder nos compartimentos de trem de pouso ou em outras áreas de aeronaves comerciais em todo o mundo desde 1947. Destas, 100 pessoas (cerca de 78%) morreram devido aos ferimentos ou exposição às condições extremas durante o voo.”

Nos últimos anos, a Guatemala tem sido uma das principais fontes de migrantes sem documentos que entram nos Estados Unidos pela fronteira sul. Foi a maior fonte em 2019, quando os migrantes fugiam da corrupção, pobreza e violência generalizadas do governo.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

ATR conquista novo cliente para seus aviões turboélices 42-600 e 72-600

0
Segundo a ATR, suas aeronaves apresentam o menor consumo de combustível e emissões de CO2 entre todos os modelos regionais.