Honeywell fornecerá radar ao avião elétrico que tem ex-CEO da Embraer no conselho do projeto

O avião eSTOL da Airflow – Imagem: Airflow

A Airflow, uma empresa aeroespacial que está desenvolvendo uma aeronave elétrica de última geração do tipo Pouso e Decolagem Curtos (electric Short Takeoff and Landing – eSTOL), anunciou nesta semana um memorando de entendimento (MOU) com a Honeywell International Inc. para explorar a integração do sistema de radar IntuVue RDR-84K da Honeywell em sua aeronave.

A Airflow foi fundada em 2019 por cinco ex-membros da equipe do Airbus Vahana (protótipo de veículo aéreo pessoal elétrico de oito hélices VTOL) para levar os recursos eSTOL ao mercado de passageiros e logística mid-mile. Em agosto deste, a empresa nomeou o brasileiro Paulo Cesar Silva para seu conselho consultivo. Silva passou mais de duas décadas na Embraer em diferentes funções, culminando como CEO do Grupo Embraer, supervisionando todas as principais unidades de negócios.

Ao executar este MOU, a Honeywell está se juntando à Airflow em sua busca pela evolução do segmento de mercado de aeronaves eSTOL. A empresa planeja desenvolver demonstradores de tecnologia nos próximos anos e veículos de transporte de carga totalmente autônomos na próxima década. O resultado inicial desse relacionamento é avaliar a adequação da nova tecnologia da Honeywell para uma aeronave tripulada eSTOL para os mercados sub-regionais de passageiros e carga.

“A Honeywell é líder da indústria em projeto, desenvolvimento e fabricação de sistemas de sensores, sistemas de controle de voo e muito mais; todos os quais são essenciais para a operação segura e bem-sucedida de nossa aeronave tripulada eSTOL”, disse Marc Ausman, CEO e cofundador da Airflow. “Nossa parceria com a Honeywell traz uma sólida herança aeroespacial junto com tecnologia de ponta para novas aeronaves elétricas. Estamos entusiasmados por ter um parceiro de fabricação tão respeitável a bordo de nossa jornada à medida que aceleramos este segmento de mercado emergente.”

As duas empresas avaliarão as aplicações do RDR-84K, um radar inovador e multifuncional do tamanho de um livro de bolso. O RDR-84K pode detectar outro tráfego até três quilômetros e gerar seus próprios algoritmos de evasão usando um processador integrado.

Ele também pode detectar obstáculos no solo, mapear terreno, detectar clima, identificar zonas de pouso, atuar como um altímetro de radar e fornecer navegação alternativa se a orientação GPS falhar.

“A Honeywell reconhece o impacto que uma aeronave tripulada eSTOL pode ter não apenas nas operações logísticas de passageiros e milhas intermediárias, mas também na construção de um futuro sustentável para a aviação. Queremos que nossas tecnologias façam parte dessa jornada e do futuro”, disse Stéphane Fymat, vice-presidente e gerente geral de Mobilidade Aérea Urbana da Honeywell Aerospace.

“A Airflow foi fundada por alguns dos profissionais mais experientes do setor aeroespacial e estamos entusiasmados em ajudar a empresa a cumprir suas metas de curto e longo prazo, que são expandir os benefícios da aviação, bem como reduzir as emissões de carbono com uma aeronave elétrica”, finaliza Fymat.

Informações da Airflow

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias