IATA une forças com o Smart Freight Center para cálculos de emissões de CO2 do transporte aéreo de carga

Imagem gerada por IA

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e o Smart Freight Center (SFC) anunciaram uma parceria para fornecer cálculos consistentes e transparentes de emissões de CO2 para remessas aéreas de carga. Este é um passo importante para o setor global do transporte aéreo avançar nos seus esforços de descarbonização.

As duas organizações concentrarão esforços no desenvolvimento do componente de carga da ferramente CO2 Connect da IATA, cuja versão de passageiros foi lançada em 2022. O acordo foi anunciado no World Cargo Symposium (WCS) da IATA, que está ocorrendo em Hong Kong.

A plataforma IATA CO2 Connect utiliza dados primários da indústria para fornecer cálculos de carbono altamente precisos. A colaboração com o Programa de Transporte Aéreo Limpo do SFC promoverá uma metodologia comum nos cálculos de emissões de CO2 e garantirá que cálculos precisos e consistentes de CO2 sejam distribuídos aos maiores expedidores e despachantes de carga aérea do setor, apoiando-os com fins de pré-embarque e relatórios.

Frederic Leger, vice-presidente sênior de produtos e serviços comerciais da IATA, disse:

“Nossa parceria com o Smart Freight Center nos ajudará a acelerar o desenvolvimento do CO2 Connect para carga aérea como a ferramenta mais confiável para cálculos de carbono. Isto é importante para companhias aéreas, transportadores e seus clientes, que precisam de cálculos precisos baseados em dados reais para apoiar suas contribuições aos esforços globais de descarbonização”.

Andrea Schoen, Diretora do programa de Transporte Aéreo Limpo do SFC, disse:

“Um marco importante foi alcançado e isso levou muito tempo para ser feito. A necessidade de dados unificados sobre emissões é mais forte do que nunca e este marco permitirá que os compradores de serviços de transporte de carga tomem decisões bem fundamentadas e de longo prazo.

A transparência é fundamental para impulsionar investimentos e atividades de descarbonização, incentivando ações colaborativas e sinérgicas em toda a cadeia de valor. Nossa parceria com a IATA permitirá uma colaboração eficaz, construindo confiança e trocando informações em toda a cadeia de valor, o que, por sua vez, ajudará a acelerar nossos esforços contínuos na descarbonização da indústria da aviação”.

Projeto piloto

A IATA e o SFC estão trabalhando com a Kuehne+Nagel como cliente piloto do IATA CO2 Connect for Cargo para garantir que a ferramenta atenda às necessidades e exigências dos transitários do setor e de seus clientes.

“Como despachantes, podemos atestar o valor que esta colaboração trará para a indústria e para nossos clientes”, disse Fabiano Piccinno, Chefe Global de Logística Aérea de Sustentabilidade da Kuehne+Nagel. “Estamos felizes em trazer nossa experiência para a mesa e esperamos ver este projeto abrindo caminho para futuras soluções sustentáveis na aviação.”

Informações da IATA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Espanhol vindo da Alemanha é preso no Aeroporto de Galeão por...

0
A Polícia Federal informa que realizou a prisão de um passageiro que chegou ao Brasil na data de ontem pelo Aeroporto Tom Jobim - Galeão.